.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 19/10/2006 - 00:00 - VASCÃO VENCE A 3ª SEGUIDA: 3 A 0 NO PALMEIRAS

O jogo desta quarta-feira, na abertura da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, era determinante para a situação de Vasco e Palmeiras na tabela de classificação da competição nacional. E nesse contexto, a equipe carioca tem muitos motivos para comemorar o resultado. Em São Januário, o time da casa superou os paulistas por 3 a 0 e diminuiu a desvantagem para a zona de classificação para a Copa Libertadores de 2007. Além disso, impôs uma frustração dupla ao clube alviverde.

"Precisávamos muito dessa vitória e agora embalamos de vez. Estamos na briga por uma vaga na Libertadores e conseguimos diminuir a desvantagem para a zona de classificação", comemorou o centroavante Leandro Amaral. O time carioca manteve a sexta posição do Campeonato Brasileiro, agora com 47 pontos (dois a menos que o Santos, último entre os que conseguiriam vaga no torneio continental do ano que vem).

O atual momento é realmente o principal argumento do Vasco em busca de uma vaga na Libertadores. O time carioca acumulou nesta quarta a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e não sofreu um gol sequer nesses jogos.

Ao contrário do Vasco, que confirmou sua ascensão nesta quarta-feira, o Palmeiras saiu totalmente frustrado de campo. Primeiro porque a equipe do Parque Antarctica ratificou seu momento amplamente negativo como visitante e acumulou o nono jogo consecutivo sem triunfar longe de seus domínios (desde a vitória por 3 a 1 sobre o Goiás, no dia 23 de julho).

Por terem se enfrentado nesta quarta-feira, Vasco e Palmeiras não entrarão em campo no próximo fim de semana. O time paulista só volta a atuar na quarta-feira (dia 25 de outubro), quando disputará o clássico local contra o Corinthians no Morumbi. Com um dia a mais de descanso, os cariocas também terão um clássico pela frente e duelarão contra o Flamengo na quinta, no Maracanã.

O JOGO

Com a presença de Dininho ao lado de Nen e Alceu, o técnico Marcelo Vilar reeditou nesta quarta-feira o esquema 3-5-2 no Palmeiras (formação que ele só havia utilizado em seu primeiro jogo, na vitória por 3 a 1 sobre o líder São Paulo). Em vez de aumentar a liberdade dos alas e a mobilidade da equipe paulista, contudo, o desenho do time alviverde ofereceu domínio ao Vasco no primeiro tempo.

"Nós ficamos com um homem a menos no meio-campo. Eles entraram em campo num 4-4-2 e a nossa equipe acabou perdendo terreno. Assim ficou complicado para conseguirmos armar o jogo", reconheceu o atacante palmeirense Edmundo.

Superior taticamente e com mais iniciativa, o Vasco também contou com a falta de mobilidade do Palmeiras para dominar o confronto desta quarta. "Nós até conseguimos marcar com qualidade, mas aí faltou movimentação para encaixar os contra-ataques. A transição da bola da defesa para o ataque foi muito lenta e deu tempo para eles se recuperarem", avaliou o treinador do time visitante, Marcelo Vilar.

O Vasco ainda criou as duas melhores oportunidades para abrir o placar antes do intervalo. Aos 19min, Ramón tabelou com Jean, invadiu a área com a bola dominada e chutou forte. Diego Cavalieri caiu no canto direito e defendeu parcialmente, mas Jean não conseguiu aproveitar o rebote. Três minutos depois, Ramón cobrou falta da intermediária e acertou a trave esquerda de Diego. Na sobra, Leandro Amaral bateu de primeira e mandou novamente no mesmo poste.

"Não foi um excelente jogo no primeiro tempo, mas nós tivemos mais iniciativa e as melhores oportunidades. Acho que o empate sem gols não foi um resultado justo, porque nós deveríamos ter terminado em vantagem", analisou o treinador vascaíno Renato Gaúcho.

E se o placar da etapa inicial não fez justiça à expectativa de Renato Gaúcho, os primeiros minutos do período complementar corrigiram isso. O Vasco abriu o marcador logo aos 8min, em falta que o volante Amaral bateu com muita força da intermediária. A bola desviou no peito de Leandro Amaral no meio do trajeto e enganou Diego Cavalieri.

Aos 13min, Jean levou a bola à linha de fundo pela direita e cruzou para a área. O ala Diego, que entrou em diagonal para tentar concluir de cabeça, foi deslocado no meio do caminho pelo palmeirense Paulo Baier. Na cobrança da penalidade, Morais tocou no meio do gol e ampliou a vantagem do Vasco.

O curioso é que a reação do técnico Marcelo Vilar à ascensão do Vasco foi tirar o único homem de área do Palmeiras. De uma só vez, ele trocou o centroavante Neto Baiano e o ala Chiquinho pelos meias Willian e Valdivia.

As duas mudanças deram mais mobilidade ao meio-campo do Palmeiras, que assumiu o controle territorial da partida. O domínio propiciou à equipe paulista uma excelente oportunidade para descontar aos 28min, quando Edmundo lançou rasteiro para Paulo Baier dentro da área e o lateral foi empurrado por Diego. Na cobrança, o próprio Edmundo bateu à direita de Cássio e desperdiçou a chance de marcar o primeiro gol dos visitantes.

GALERIA


Amaral cobra falta do 1º gol

Amaral e Ramon

Amaral

Jean

Morais

Morais

Leandro Amaral e Morais

Ramon

Ygor

Leandro Amaral

Leandro Amaral

Leandro Amaral, Jean, Madson e Renato Gaúcho

VÍDEOS



FICHA TÉCNICA

VASCO 3 x 0 PALMEIRAS

Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data-horário: 18/10/2006 - 22h

Árbitro: Leonardo Gaciba (RS/Fifa)
Auxiliares: José Javel Silveira (RS) e Paulo Ricardo Conceição (RS)

Público e Renda: 4.569 pagantes e R$ 28.645,00

Gols: Amaral (VAS) - 8'/2T; Morais (VAS) - 13'/2T; Leandro Amaral (VAS) - 45'/2T

Cartões amarelos: Dininho (PAL), Leandro Amaral (VAS), Nen (PAL), Juninho Palmeiras (PAL)

VASCO: Cássio, Thiago Maciel, Fábio Braz, Dudar e Diego; Ygor, Amaral, Ramon (Abedi - 29'/2T) e Morais (Mádson - 38'/2T); Jean (Fábio Júnior - 30'/2T) e Leandro Amaral - Técnico: Renato Gaúcho.

PALMEIRAS: Diego Cavalieri, Dininho, Alceu e Nen (Wendel - 29'/2T); Paulo Baier, Marcinho Guerreiro, Francis, Juninho e Chiquinho (William - 18'/2T); Edmundo e Neto Baiano (Valdívia - 18'/2T) - Técnico: Marcelo Vilar.

Fonte: UOL (texto), Lancenet (ficha), GloboEsporte.com (fotos)




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique