.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 15/10/2006 - 20:04 - VASCO GOLEIA SANTA CRUZ E MANTÉM 6º LUGAR: 4 A 0

O Vasco aproveitou a fragilidade do lanterna Santa Cruz para continuar firme na briga por uma das vagas na Copa Libertadores da América do ano que vem. Na tarde deste domingo, em Recife, a equipe carioca goleou o time pernambucano por 4 a 0, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A elástica vitória vascaína colocou o time na sexta colocação, com 44 pontos, cinco a menos do que o Santos, último que garantiria vaga no torneio. Já o clube tricolor se afundou na última colocação, agora a nove pontos da Ponte Preta, primeira equipe fora da zona de rebaixamento da competição nacional.

"Foi uma grande vitória, com raça, vontade e, sobretudo, inteligência. Conseguimos explorar o fato de estarmos com um homem a mais", lembrou Leandro Amaral, autor de dois gols, citando a expulsão de Augusto Recife, do Santa Cruz.

Do lado pernambucano, nem mesmo a proposta da diretoria, que ofereceu R$ 1 milhão ao elenco caso ele consiga permanecer na elite, deu ânimo. Com a apatia costumeira, o Santa Cruz somou sua 17ª derrota no certame.

E dessa maneira, a situação ficou ainda mais complicada. Agora, segundo os matemáticos, o clube nordestino precisa vencer oito das nove partidas que lhes restam no Nacional. Mais do que conseguiu até agora - o time soma seis triunfos.

No próximo domingo, o Vasco encara o Palmeiras, em São Januário, às 16h. Tentando o 'milagre' de se livrar da Série B, o Santa Cruz visita o Goiás no mesmo horário, mas no dia anterior.

O JOGO

Com a obrigação da vitória, o Santa Cruz começou pressionando. No primeiro minuto, Jorge Henrique recebeu na entrada da área e buscou o ângulo esquerdo de Cássio, mas errou o alvo.

Aos 5min, em cobrança de falta de Júnior Maranhão, a bola passou na frente de todos os jogadores dentro da área e, caprichosamente, tocou na trave. Após o susto inicial, o Vasco equilibrou as ações e teve duas boas chances com o volante Andrade - uma delas em bola parada.

E o time carioca não demorou a abrir o placar. Aos 18min, o zagueiro Fábio Braz aproveitou sobra de novo chute de Andrade, driblou com estilo o goleiro Guto e apenas rolou para o fundo das redes.

A partir daí, a equipe pernambucana voltou a pressionar, mas, sem variação de jogadas, buscava os lances de bola aérea. Quando tentou colocar a bola no chão, Bruno Lança concluiu cruzado da entra da área, levando perigo ao gol vascaíno, aos 29min.

Mais uma vez Andrade, novamente de bola parada, obrigou Guto a realizar bela intervenção. Em dois lances seguidos, aos 39min, Leandro Amaral e Morais perderam chances para ampliar o marcador ainda na primeira etapa.

No último lance do primeiro tempo, Augusto Recife acertou o rosto de Leandro Amaral e foi expulso, dificultando ainda mais a situação do time da casa.

"Temos que lutar até o final. Não tem nada perdido", resumiu o atacante Márcio Mixirica. Temendo que o árbitro "compensasse" a expulsão de Augusto Recife, o técnico Renato Gaúcho sacou Andrade, que já tinha o amarelo, e promoveu a entrada de Amaral.

25 a 0: Este foi o placar no quesito passes errados no primeiro tempo 'a favor' do Santa Cruz. Perdida em campo, a equipe pernambucana pecou demais neste fundamento, ao contrário do Vasco.

Curiosamente, o êxito da equipe carioca na primeira etapa nega os números estatísticos do Vasco durante a competição nacional. Até a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time de São Januário era o terceiro pior em média de acerto de passes, com 77,5%, de acordo com dados do Datafolha.

Ao contrário do esperado, a apatia do time pernambucano aumentou na volta para o segundo tempo. Aos 6min, o atacante Leandro Amaral perdeu boa oportunidade ao concluir em cima do goleiro Guto.

Três minutos depois, novamente Leandro Amaral apareceu, desta vez passando a bola para chute de Morais. Mais uma vez o arqueiro do Santa Cruz salvou sua equipe. A paciência do técnico Fito Neves com seus atacantes se encerrou aos 13min, quando colocou Elvis e Fabrício Ceará nos lugares de Márcio Mixirica e Nenê.

Mas foi o Vasco que continuou no ataque. O meia Morais acertou o travessão de Guto, aos 22min, em chute de longa distância. Aos 29min, Leandro Amaral teve mais uma oportunidade e errou.

Depois de muitas tentativas, o atacante Leandro Amaral finalmente marcou o seu. E em dose dupla. Aos 34min, o jogador recebeu passe de Madson, invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para Guto. Dois minutos depois ampliou, aproveitando cruzamento de Jean. O próprio Jean ainda teve tempo para encerrar a goleada aos 44min.

GALERIA


Momento do gol de Fábio Braz

Fábio Braz

Jogadores comemoram gol de Fábio Braz

Diego

Diego, Leandro Amaral e Madson

Jean

Jean

Jean e Morais

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ 0 x 4 VASCO

Local: Estádio do Arruda, Recife(PE)
Data - hora: 15/10 - 18h10min

Árbitro: Giulliano Bozzano (DF)
Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Renato Miguel Vieira (DF)

Gols: Fábio Braz (VAS) - 18'/1T; Leandro Amaral (VAS) - 34'/2T e 36'/2T; Jean (VAS) - 41'/2T

Cartões amarelos: Sidrailson (SCR), Andrade (VAS), Ramon (VAS), Reginaldo Araújo (SCR), Jorge Luiz (VAS)
Cartões vermelhos: Augusto Recife (SCR) - 45'/1T

SANTA CRUZ: Guto, Osmar, Adriano, Sidrailson e Reginaldo Araújo; Augusto Recife, Bruno Lança, Júnior Maranhão e Jorge Henrique (Mirandinha - 45'/1T); Nenê (Fabrício Ceará - 11'/2T) e Márcio Mixirica (Elvis - 11'/2T) - Técnico Fito Neves.

VASCO: Cássio, Thiago Maciel (Coutinho - 25'/2T), Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade (Amaral - intervalo), Ramon (Mádson - 23'/2T) e Morais; Jean e Leandro Amaral - Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Pelé.net (texto), Lancenet (ficha), GloboEsporte.com (fotos)





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique