.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 10/10/2006 - 20:16 - Alex Teixeira, promessa do Vasco, já desperta interesse inglês

Dos 36 gols do Vasco no Brasileirão, apenas 8 (22,2 %) foram feitos por atacantes. A solução para a ineficiência da artilharia pesada está sendo preparada para o futuro. Das escolinhas de São Januário, desponta o menino Alex Teixeira Santos, 16 anos, que desde os 14 freqüenta também as seleções brasileiras de base. Nove entre dez profissinais das divisões de base do Vasco apostam que Alex será a grande revelação do clube. Ele foi descoberto aos 9 anos quando jogava pelo Duque de Caxias.

- Fizemos um amistoso contra o Vasco e o seu Zé Ica, que treinava o pré-mirim daqui, gostou de mim e me levou para São Januário.

Desde então a carreira tem sido de gols e sucesso. A ponto de chamar a atenção do empresário Reinaldo Pitta, que por muito tempo conduziu a carreira do Fenômeno Ronaldo, que o 'contratou'. Hoje, Alex disputa o Estadual juvenil e já marcou 8 gols.

Quem vê o menino sério e compenetrado em meio aos outros juvenis, no Vasco-Barra, ainda não identifica Alex. Mas no campo, ele já mostra um estilo diferenciado - rápido, com um toque de bola de primeira (no sentido de objetividade e no de qualidade). Até os adversários já reconhecem a qualidade do atacante vascaíno.

- Esse é 'avião' - elogia Ridel Alves, diretor das divisões de base do Botafogo.

Alex até poderia ser a solução para o ataque dos profissionais do Vasco. Mas, centrado, ele nem de longe pensa nisso.

- Ainda não está na hora. É melhor dar um passo de cada vez.

Vasco não quer queimar Alex

Com a escassez de gols do ataque do Vasco, entre os profissionais, é tentador olhar para as divisões de base e, havendo ali um goleador, arriscar puxá-lo para cima. O Vasco tem como política não queimar suas promessas, e o técnico Renato Gaúcho já foi avisado disso.

- Acontece o assédio dentro do clube, é fato. Não faltam 'corneteiros' pedindo para apressar a subida do Alex. Mas eu sou contra e, felizmente, o garoto passa mais tempo na seleção do que no Vasco - afirma Alcir Portella, coordenador das divisões de base do Vasco.

Alcir diz que a melhor maneira de administrar a evolução de Alex, no ano que vem, ele participa de alguns treinos contra os profissionais, ou de algum trabalho com os reservas. Mas sempre voltando aos juvenis. Em 2008, ele vira júnior, e aí isso se repete e, uma vez ou outra ele pode ficar no banco em um jogo que não seja decisivo. Subir agora? Só se o Vasco tivesse um timaço que goleasse todo mundo.

O treinador aponta outros exemplos de jogadores que subiram para o profissional num momento que não foi o ideal.

- Veja o Lenny, do Fluminense. Quando estreou, eu vi gente gritando: bota a amarelinha nele. Agora, não consegue jogar. O Alex tem uma cabeça boa, é centrado, tranqüilo, mas ainda não está na hora dele.

Alex já torceu pelo Flamengo

Até os nove anos (1999), o menino Alex costumava desfilar pelas ruas de Duque de Caxias com a camisa do... Flamengo. A hoje grande promessa do Vasco torcia para o maior rival do clube. Poucos em São Januário sabem disso, mas entre os amigos de infância, o fato ainda é motivo de zoação.

- Isso é fato. O pessoal lá ainda me 'zoa' muito, dizendo que virei casaca. Mas levo na boa.

Mas antes que a torcida vascaína fique melindrada, o menino Alex dá um aviso.

Manchester já fez proposta

Os gols e o estilo rápido e preciso de Alex já despertaram o milionário mercado inglês. No início do ano, o Manchester fez uma proposta ao Vasco para contratar o garoto. Mas o clube, precavido, havia feito um contrato de três anos, e segurou Alex. A iniciativa foi apoiada pelo empresário do jovem atacante, Reinaldo Pitta.

- Ainda está muito cedo. Tenho o sonho de, um dia, morar na Europa. Mas, por enquanto, só penso em me desenvolver aqui no Vasco.

Nota da NETVASCO: De acordo com o BID da CBF, o vínculo de Alex com o Vasco vai de 02/01/2006 a 01/01/2009.

Alex se preocupa em ajudar a família

Uma das mostras que Alex já desfruta, por méritos, de um tratamento diferenciado por parte do Vasco é que, enquanto todos os demais juvenis moram na concentração de São Januário, o atacante mora com os pais, em Duque de Caxias. Mas a 'deferência' só acontece porque o clube pesquisou os hábitos de Alex e viu que o jogador é 'bem comportado'.

- Gosto muito de morar com meus pais, mesmo tendo o trabalho de pegar o ônibus todos os dias para o treino. Além deles, ainda tenho meu irmão mais velho (Eduardo, 20 anos) para me dar bons conselhos. Brinco com ele porque também tentou ser jogador mas não levava jeito - diverte-se Alex.

A família é de origem humilde, mas o casal Edílson e Antônia nunca deixaram faltar o básico para os filhos, e sempre apoiaram a decisão de Alex de tentar a sorte no futebol e no Vasco.

- Por isso que meu primeiro sonho no futebol é conseguir ajudar meus pais e dar-lhes uma vida melhor.

A 'recíproca' por parte de Alex também é verdadeira. Ele não dá um pingo de dor de cabeça aos pais.

- Quando não estou no clube, ou estou na escola ou estou dormindo. Dormir é a coisa que mais gosto de fazer depois de jogar bola.

Alex sonha com Pan, seleção e Barcelona

O nome do atacante Alex, do Vasco, deve começar a ultrapassar os muros de São Januário no próxima ano, quando ele deve disputar o Pan-Americano do Rio com a seleção sub-17. Na CBF, ele já tem cotação alta com Edgar, ex-lateral do Fluminense, técnica da sub-17. No último torneio que o time disputou, em agosto, nos Estados Unidos, o vascaíno foi o artilheiro brasileiro com dois gols.

O Pan e a seleção estão entre os sonhos que povoam a mente de Alex. Para torná-los realidade e brilhar com a amarelinha, o garoto pode tentar se espelhar em seus ídolos.

- Meu ídolo é o Robinho. Sempre gostei de vê-lo jogar, e seria demais se um dia tiver a chance de jogar com ele. E na minha posição, dentro da área, minha referência é o Romário, nunca vi ninguém melhor.

Já que é para sonhar alto, Alex revela outro desejo que, se ele continuar jogando o que sabe, poderá até concretizar em alguns anos: jogar pelo Barcelona.

- Gosto muito desse clube, sempre que posso vejo os jogos. Nossa, jogar lá seria o máximo para mim - divaga Alex, abrindo um sorriso.

Veja AQUI o vídeo de Alex em ação

Fonte: GloboEsporte.com




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique