.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 19/07/2006 - 23:44 - Vasco perde a 1ª partida da decisão: Urubu 2 a 0

O Flamengo ficou muito próximo de conquistar o bicampeonato da Copa do Brasil. Nessa quarta-feira à noite, no Maracanã, o time rubro-negro foi superior e derrotou o Vasco por 2 a 0, conseguindo uma ótima vantagem na inédita decisão carioca do torneio nacional.

Com o resultado, a equipe da Gávea pode até perder por um gol na próxima quarta-feira para levantar a taça. Já o Vasco, para conquistar o inédito título, precisar vencer por três gols de diferença. Triunfo vascaíno por dois gols levará a decisão para os pênaltis.

Nesta noite, brilhou a estrela do centroavante Obina. Perseguido pela torcida durante toda a temporada passada, o atacante começa a cair no gosto dos torcedores. O jogador começou no banco de reservas, mas entrou aos 10min do segundo tempo e em sua primeira participação abriu o placar. Luizão anotou o segundo gol.

"Não ganhamos nada ainda. Ainda temos 90 minutos pela frente. Da mesma forma que vencemos por dois gols hoje [quinta-feira], o Vasco pode vencer na semana que vem", disse Obina.

A vitória acalmará o clima na Gávea e dará maior tranqüilidade ao técnico Ney Franco até o dia do jogo de volta. O treinador e o elenco vinham sendo muito cobrados pelos péssimos resultados desde o recomeço do Brasileiro, quando o Fla foi goleado em casa pelo Paraná e depois perdeu para os reservas do Vasco.

A viagem para Itu-SP, nesta quinta-feira, está mantida, mas será feita sem muita pressão. O elenco que participou da partida desta quarta irá para o interior de São Paulo com Ney Franco e ficará treinando apenas para a segunda final.

Desta forma, caberá aos jogadores que não estão inscritos na Copa do Brasil e aos que não têm sido muito utilizados tentar melhorar a situação do Fla na tabela do Brasileiro. Com os titulares poupados, eles terão a incumbência de derrotar o Santa Cruz, domingo, pelo Brasileiro, em Recife.

Mesmo critério será adotado novamente pelo Vasco no fim de semana. O técnico Renato Gaúcho escalará uma equipe repleta de reservas para o jogo de domingo, contra o Atlético-PR, em São Januário.

Além de preservar fisicamente os titulares e corrigir os erros apresentados, o treinador terá como principal tarefa animar os jogadores, abatidos após a derrota desta quarta-feira.

O time não esteve bem essa noite e só se lançou ao ataque depois de estar perdendo por dois gols. Edílson e Morais, maiores esperanças do clube, foram neutralizados pela marcação rubro-negra e não conseguiram brilhar.

"Acredito que minha equipe vai jogar melhor na próxima partida. É uma decisão e em uma decisão tudo acontece. Acredito muito no Vasco ainda", disse Renato Gaúcho.

O JOGO

O técnico Ney Franco surpreendeu e escalou o Flamengo no esquema 3-6-1, com apenas Luizão no ataque. "Realizei um treinamento na terça-feira com essa formação e aposto na experiência dos atletas. Todos já jogaram nesse esquema ao longo da carreira", disse o treinador.

Com a formação, o Fla povoou o meio-campo e ficou mais tempo com a posse de bola, mas o time esteve lento e errou muitos passes. Além disso, o sincronismo da defesa não era o ideal e o Vasco tentou se aproveitar disso.

Logo aos 5min, Ronaldo Angelim falhou, Edílson invadiu a área pela direita e rolou para Valdiram, mas Renato Silva se esticou e evitou que a conclusão chegasse ao gol. Aos 11min, novamente nas costas de Juan, foi a vez de Valdiram escapar e cruzar rasteiro, mas Fernando salvou o Flamengo.

Contudo, o ímpeto do Vasco não durou muito e o time rubro-negro equilibrou a etapa, que ficou arrastada e com os ataques esbarrando nas marcações adversárias. O primeiro bom momento do Fla aconteceu somente aos 32min, quando Luizão cabeceou com perigo cruzamento de Juan e Cássio defendeu.

O lance despertou o Flamengo e no minuto seguinte Juan quase marca, mas o chute da entrada da área passou rente à trave esquerda de Cássio. Depois disso a equipe rubro-negra mandou no restante da etapa, mas não ameaçou mais.

"A gente teve mais chances, mas não podemos ceder contra-ataques, que é o que o Vasco quer", disse Juan na saída para o intervalo.

"Temos de ter tranqüilidade para sair jogando. Não adianta dar chutão o tempo todo, porque não temos jogadores altos na frente", bradou Edílson.

As equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, mas, com menos de 10min, ambos os treinadores mexeram. Primeiro, Renato tirou Ramón e colocou Abedi. Logo depois, o zagueiro do Flamengo Renato Silva saiu machucado e Ney Franco lançou o atacante Obina, desmanchando o esquema 3-6-1.

Em sua primeira participação na partida, Obina conseguiu um escanteio, aos 14min. Na cobrança na área do Vasco, a bola sobrou para o atacante, que chutou forte, no ângulo esquerdo de Cássio e fez um belo gol.

O Vasco sentiu o golpe e se desarrumou completamente em campo. O Flamengo aproveitou o embalo e ampliou no ataque seguinte. Aos 17min, Leonardo Moura levantou na segunda trave e Luizão, sozinho, cabeceou para o fundo das redes.

Desesperado, o Vasco foi para cima e Abedi, aos 18min, chegou a driblar o goleiro Diego, mas perdeu a passada e desperdiçou ótima oportunidade. Depois, aos 24min, Andrade acertou o travessão em cobrança de falta.

Preocupado, Ney Franco voltou a fechar o time rubro-negro e sacou de uma só vez os meias Toró e Renato Augusto, colocando o zagueiro Rodrigo Arroz e o volante Júnior.

As mudanças deram certo e o Fla conseguiu segurar o resultado, para delírio de sua torcida, que gritou "olé" no fim da partida e provocou o Vasco cantando "vice de novo", em uma alusão aos seguidos campeonatos estaduais conquistados em cima do rival nos últimos anos.

GALERIA


Ives

Edilson

Fábio Braz

Andrade

Morais


Ramon

Morais

Renato Gaúcho

Renato Gaúcho

Torcida do Vasco

Valdiram

Valdiram


FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2x0 VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 19/7/2006 - 21h45min

Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Assistentes: Hilton Moutinho e Ana Paula de Oliveira

Público: 43.955
Renda: R$ 1,661,980,00

Cartões amarelos: Ronaldo Angelim e Júnior (FLA); Ramon, Andrade e Ives (VAS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Obina - 14'/2T (1x0); Luizão 17'2T(2x0)

FLAMENGO: Diego, Renato Silva (Obina - 11'/2T), Ronaldo Angelim e Fernando; Leonardo Moura, Jônatas, Toró (Júnior - 25'/2T), Renato, Renato Augusto (Rodrigo Arroz - 25'/2T) e Juan; Luizão - Técnico: Ney Franco

VASCO: Cássio, Wágner Diniz, Fábio Braz e Jorge Luiz; Diego, Ives, Andrade, Morais e Ramon (Abedi - 9'/2T); Valdiram (Ernani - 32'/2T)e Edílson - Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Pelé.net (texto e fotos), Lancenet (ficha), GloboEsporte.com (fotos), O Dia on line (fotos)





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique