.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 19/07/2006 - 07:22 - Confira algumas decisões conquistadas pelo Vasco sobre Urubu

Rivais centenários, desde as antigas regatas, Vasco e Flamengo já decidiram 15 Campeonatos Estaduais. Em cinco, os vascaínos puderam soltar o grito de casaca!, típico de suas grandes comemorações.

Em 1958, o Vasco conquistava o título, não mais visto no Rio, de supersupercampeão. O campeonato era por pontos corridos. Mas houve igualdade entre Vasco, Flamengo e Botafogo. Foi necessário um supercampeonato, isto é um turno extra entre os três, que novamente terminaram empatados no número de pontos.

Diante disso, houve um novo turno extra, o supersupercampeonato. O Vasco venceu o Botafogo, e com o empate entre alvinegros e rubro-negros, os vascaínos levaram o título no 1 a 1 com o Flamengo. O gol vascaíno foi de Roberto Pinto, aos 13 minutos do segundo tempo, e o rubro-negro, de Babá, aos 24 dessa etapa. O treinador do Vasco era Francisco Ferreira, o Gradim, e o do Flamengo, Fleitas Solich. A final ocorreu já em 1959, a 17 de janeiro, no Maracanã.

Na final do Estadual de 1977, o Vasco bateu o Flamengo por 5 a 4 nos pênaltis, depois de 0 a 0 no tempo normal. Com isso, ganhou o segundo turno e o Estadual de forma antecipada. Cinco anos mais tarde, a 5 de dezembro de 1982, no Maracanã, o Vasco assegurou outro título estadual sobre o Flamengo. Para sua torcida, foi uma conquista ainda mais saborosa porque o adversário era o campeão mundial de 1981, com Zico, Adílio, Júnior, Andrade, Leandro, Nunes e Tita. O Vasco, comandado por Roberto Dinamite, seu maior ídolo, tinha um time valente. Venceu por 1 a 0, gol de Marquinho, aos 3 do segundo tempo, pondo fim a uma série de vice-campeonatos. Antes do turno decisivo — que incluía o América — o técnico vascaíno Antônio Lopes mudara metade de sua equipe. O treinador rubro-negro era Paulo César Carpeggiani.

As duas últimas vitórias sobre o Vasco em finais de Estadual foram as do bicampeonato de 1987 e 1988. Em 1987, foi a última vez em que Roberto Dinamite e Zico se enfrentaram numa decisão. Além disso, este mesmo ano foi o do primeiro título da carreira de Romário. No ano seguinte, o Vasco, liderado pelo Baixinho, ganharia o bicampeonato ao vencer o adversário por 1 a 0, gol de Cocada.

A conquista de 1987, a 9 de agosto daquele ano, foi marcante para o Vasco, que tinha um grande elenco, dirigido por Sebastião Lazaroni. Além de Dinamite e de Romário, atuavam pela equipe Geovani, Dunga (capitão do tetra, em 1994) e Tita. O Flamengo era um forte rival, com Zico, Renato Gaúcho, hoje treinador do Vasco, Bebeto, Jorginho, Leandro, Aldair, Andrade e Marquinho, o mesmo que havia sido o herói vascaíno de 1982.

O golaço do título do Vasco em 1987 foi de Tita, revelado pelo rival, aos 42 do primeiro tempo, depois de um passe milimétrico de Dinamite. A comemoração de Tita, no Maracanã lotado, virou moda naquela época. A imagem foi marcante. Ele saiu correndo de braços abertos e com a camisa cobrindo seu rosto.

Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Henrique, Luís Carlos (Vivinho), Geovani e Tita; Roberto Dinamite e Romário. Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Aldair e Aírton; Andrade, Júlio César, Zico (Alcindo) e Marquinho; Renato Gaúcho (Kita) e Bebeto. Juiz: Pedro Carlos Bregalda. Público: 114.628 pagantes.

Fonte: O Globo




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique