.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 13/07/2006 - 22:38 - Vasco é goleado pelo Palmeiras no Palestra: 4 a 2

O técnico Tite passou grande parte do período de paralisação do Campeonato Brasileiro em virtude da disputa da Copa do Mundo prometendo mudar o perfil do Palmeiras. E na noite desta quinta-feira, no Parque Antarctica, ele começou a cumprir seu plano. Totalmente diferente da postura apática que vinha atuando na competição nacional, a equipe alviverde mostrou muita disposição e venceu o Vasco por 4 a 2.

"Levamos a campo o mesmo Palmeiras, mas com um pouco mais de treinos e uma baita vontade de retribuir a confiança da torcida. Sabemos que o trabalho que foi realizado está no caminho certo e que vamos reagir no Brasileiro", avaliou Tite.

O tempo de paralisação do Campeonato Brasileiro foi suficiente para o Palmeiras poder escalar nesta quinta-feira o meia Juninho Paulista, o zagueiro Nen e o goleiro Marcos, que não entrava em campo desde o dia 11 de fevereiro. Recuperados de lesão, eles foram fundamentais para dar nova fisionomia à equipe paulista, que atuou num esquema 3-6-1 (Enílton jogou isolado no setor ofensivo).

O meio-campo concentrado e as boas atuações dos jogadores experientes renderam ao Palmeiras a segunda vitória no Campeonato Brasileiro 2006. Antes do confronto com o Vasco, o time alviverde havia superado apenas o lanterna Santa Cruz, em duelo válido pela sexta rodada. Apesar do novo triunfo, porém, o time comandado por Tite segue na penúltima posição do torneio nacional, agora com sete pontos.

A ressurreição do Palmeiras interrompeu uma série invicta de três partidas do Vasco (dois empates e uma vitória). A equipe carioca estacionou nos 13 pontos e perdeu a chance de se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro (ocupa atualmente a 14ª posição). De quebra, viu seu astral ficar abalado às vésperas da decisão da Copa do Brasil, contra o arqui-rival Flamengo, que começará na próxima quarta.

"Precisamos admitir que é impossível esquecer a Copa do Brasil. Eu nem sou louco de querer que os jogadores tirem isso da cabeça, porque sei que é impossível. Eu só queria que isso não atrapalhasse a concentração deles", reclamou o treinador Renato Gaúcho.

Quando o Campeonato Brasileiro foi paralisado por causa da Copa do Mundo, o Vasco vivia uma fase positiva. Por conta disso, seu comandante lamentou o tempo sem partidas oficiais: "É claro que o tempo foi melhor para equipes que tinham mais coisas para acertar. Nós evoluímos, principalmente no ponto de vista físico, mas alguns times puderam crescer mais".

Palmeiras e Vasco terão clássicos pela frente na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, ambos neste domingo. O time paulista jogará no Morumbi contra o Corinthians, que também figura na zona de rebaixamento, às 16h. Mais tarde, às 18h10, os cariocas farão uma prévia da decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, no Maracanã.

O JOGO

Com motivos absolutamente distintos, Palmeiras e Vasco entraram em campo dispostos a esquecer nesta quinta-feira. O time paulista pretendia superar o pior início de Campeonato Brasileiro da sua história, que o colocou na incômoda penúltima posição. Os cariocas tentavam apenas não pensar na primeira partida da final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, contra o arqui-rival Flamengo.

Por ter em campo uma equipe desesperada e outra desligada do Brasileiro, o confronto desta quinta-feira não prometia muitas emoções. Em campo, porém, o que se viu foi totalmente o oposto. O Palmeiras optou por forte marcação sobre a saída de bola dos visitantes e conseguiu ter mais posse de bola em seu campo de ataque. Contudo, errou demais no setor defensivo e ofereceu ao Vasco a chance de equilibrar a partida.

Em ritmo intenso, o Palmeiras chegou ao primeiro gol aos 12min da etapa inicial. Paulo Baier cobrou falta da lateral direita para a área, a defesa do Vasco nem sequer saiu do chão e o zagueiro Daniel cabeceou com muita força, no canto esquerdo de Cássio, para anotar seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro.

Superior em campo, o Palmeiras não conseguiu administrar a vantagem no placar. Tanto que, logo aos 16min, o Vasco chegou ao empate. Ives recebeu a bola na intermediária, na meia direita, e acertou um lindo chute no ângulo direito do goleiro Marcos, que nada pôde fazer para alcançar a bola.

O gol poderia ter representado uma reação do Vasco e uma mudança no panorama da partida, mas o Palmeiras agiu rapidamente para confirmar sua soberania no duelo. Um minuto depois do empate, a marcação sobre a saída de bola dos cariocas funcionou e Juninho roubou a bola de Andrade na ponta direita. O camisa 10 foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Edmundo, que completou de primeira para as redes.

Mais uma vez, porém, o Palmeiras não soube ratificar sua vantagem. Aos 37min, Ramón invadiu a área pela direita e bateu cruzado, rasteiro. Wendel tentou tirar e desviou contra as próprias redes. "Tentei fazer a cobertura ali e nem vi a bola pegando no meu pé", lamentou o jogador da equipe da casa.

A atuação inspirada dos jogadores mais experientes do Palmeiras, contudo, acabou de vez com o equilíbrio no placar. Aos 42min do primeiro tempo, Paulo Baier cobrou lateral para a área e encontrou Edmundo livre para desviar de primeira e fazer o terceiro do time paulista. Depois do intervalo, aos 17min, foi a vez de Juninho Paulista conduzir a bola pelo meio até a entrada da área. A sobra ficou com Enílton, que desviou no canto esquerdo de Cássio.

Mesmo com o quarto gol do Palmeiras, o segundo tempo do confronto não conseguiu manter a mesma velocidade que as duas equipes haviam apresentado antes do intervalo. O ritmo menos intenso pode ser justificado pela retração do Vasco, que se concentrou em seu campo de defesa após a expulsão do zagueiro Fábio Braz, aos 29min.

O Palmeiras ainda chegou a assustar o Vasco nos contra-golpes, mas não conseguiu ampliar sua vantagem em casa. Apesar disso, conseguiu a recuperação na tabela e recuperou até a auto-estima de sua torcida, que saudou o time com gritos de "olé" no fim do segundo tempo.

GALERIA


Andrade

Andrade

Ives

Morais

Jorge Luiz

Ramon

Ramon

Ramon

Valdiram, Ives, Ramon e Wagner Diniz

Valdiram

Ramon

Ramon

Ramon
 

Cássio

VÍDEO



FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 4 X 2 VASCO

Data - Hora: 13/7/06 - 20h30min
Local: Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Renda e Público: R$ 159.815,00 e 10.029 pagantes
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Rogério Carlos Rolim (PR)
Gols: Daniel (1-0) 11’/1T, Ives (1-1) 15’/1T, Edmundo (2-1) 16’/1T, Wendel (contra) (2-2) 36’/1T, Edmundo (3-2) 42’/1T, Enílton (4-2) 17’/1T
Cartão amarelo: Andrade (VAS), Michael, Wendel, Enílton (PAL)
Cartão vermelho: Fábio Braz (VAS) 29’/2T

PALMEIRAS: Marcos, Daniel, Nen e Alceu; Paulo Baier (Amaral - 28’/2T), Wendel, Francis, Juninho (Marcinho - 33’/2T), Edmundo (Rosembrick - 36’/2T) e Michael; Enílton.
Técnico: Tite

VASCO: Cássio; Wágner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Yves, Andrade (Abedi - 23’/2T), Ramon (Ernane - 23’/2T) e Morais; Edílson e Valdiram (Eder - 31’/2T).
Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Pelé.net (texto e fotos), Lancenet (ficha), GloboEsporte.com (fotos)




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique