.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 06/05/2006 - 22:50 - Natação: Conheça o Projeto Especial do Vasco

A história mostra que preconceito nunca foi bem-vindo no Vasco. Na década de 20, o clube cruzmaltino abriu as portas para negros e pobres no futebol, e manteve aberta até os dias de hoje com o belíssimo projeto social desenvolvido em São Januário.

Como sempre pioneiro, traçando o caminho do esporte para todos de forma imparcial, o Vasco passou a dar oportunidades para atletas deficientes físicos, visuais e mentais através da Natação. O clube vem recebendo jovens especiais que não encontravam opções para prática do esporte no Rio de Janeiro. Não se tem conhecimento de nenhum outro clube de camisa no Brasil realizando esse trabalho, principalmente com recursos próprios.

Os técnicos Allan e Lívia Prates, sob a supervisão da Sportech (empresa parceira da Natação cruzmaltina), desenvolvem o projeto nas piscinas do Parque Aquático de São Januário:

"Esse projeto veio para o Vasco há uns dois anos atrás, através da Sportech, com o objetivo da performance. Preparamos os atletas com deficiências na parte física e visual para os Jogos Paraolímpicos e os deficientes na parte mental para competições à parte", explicou Lívia, de 26 anos.

A treinadora comentou seu interesse em trabalhar com deficientes:

"Tudo começou com um estágio obrigatório da Faculdade Benjamim Constant e a partir do momento que conheci o mundo da parte deficiente, me empolguei. Desde 1999 venho trabalhando com a parte de deficiência visual, mental e física. É preciso procurar tratá-los normalmente, como qualquer pessoa, mas sempre respeitando as limitações, principalmente na parte mental. Precisamos nos adaptar no que a pessoa pensa ser", disse.

Familiares exaltam o projeto

O projeto vem agradando a família dos alunos que matriculam seus filhos na Natação vascaína, como é o caso de Jandira Abreu, mãe do atleta Hudson Abreu de 15 anos:

"Este projeto é maravilhoso! Estão dando uma oportunidade às crianças especiais. É uma porta que se abriu e o meu filho adora. Pode estar chovendo e fazendo frio que ele quer sempre vir", vibrou.

A tese é reforçada por Carmem Lúcia Salles, mãe do nadador José Elmar Sallestino, mais conhecido como Zéca:

"Só tenho a agradecer ao Eurico, pois é difícil achar uma oportunidade em algum clube. Não estou aproveitando para puxar o saco do presidente por estar aqui, mas sim porque estou vendo resultados com meu filho", se emocionou.

Nadando lado a lado com o ídolo

O projeto tem como símbolo o atleta Mauro Brasil, que vem conquistando muitas medalhas pelo mundo representando o Vasco:

"Temos o Mauro Brasil, que já conquistou medalhas olímpicas. Ele traz uma imagem muito positiva para o Vasco. A partir do momento que ele leva o nome do clube em projeção nacional e internacional, várias pessoas acabam se empolgando e resolvem praticar um esporte devido ao seu sucesso", comentou a técnica Lívia Prates que treina Mauro Brasil.

O próprio Mauro Brasil acrescenta:

"É importante o que o Vasco vem fazendo e eu me sinto feliz em poder ser o alvo dos novos atletas que estão vindo por aí. Tenho conquistado provas no Brasil e ao redor do mundo, e eles me vendo treinando lado a lado, desenvolvem o objetivo de alcançar o mesmo sucesso futuramente", disse o vitorioso nadador do Vasco.

Ricardo de Moura, Diretor da Sportech e da natação do Vasco ressalta a importãncia de projetos esportivos como este:

"Desde sempre temos apoiado a iniciativa de, através do esporte, buscar algumas contribuições ao cotidiano do ser humano, tais como: a qualidade de vida, a sociabilização, a educação e o desenvolvimento físico e cultural. Já conseguimos acompanhar muitos campeões do esporte e da vida. A natação é o melhor caminho para a saúde e pode ser praticada em qualquer idade. Os alunos dos Projetos Especiais são um exemplo de garra, determinação, disciplina e vontade de viver!", finalizou.

Maiores informações sobre a Natação no Vasco

Para os interessados em nadar no Vasco é preciso ir à secretaria da Natação do clube e marcar um teste para o aluno. Após o teste, poderá fazer a inscrição e já nadará no Parque Aquático de São Januário. As aulas são de terças às sextas-feiras de 7h às 10h (manhã) ou 15h às 17h na parte da tarde. Maiores informações também poderão ser obtidas através do telefone 2580-9599.

Fonte: Site oficial do Vasco




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique