.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 20/12/2005 - 08:44 - Atletismo: Confira entrevista com a maratonista do Vasco

“No Atletismo és um bravo!”. Se há alguém no mundo que justifica esta frase do hino vascaíno composto por Lamartine Barbo é a atleta Maria Lúcia Alves Vieira Moraes, de 32 anos. Ela nasceu em América Dourada-BA no dia 11/08/1973, começou a correr aos 19 anos e está federada no Vasco desde 1994. Maria Lúcia já viu muita coisa rodando o mundo, representando a cruz-de-malta, e acompanhou de perto a fase áurea do clube entre 1997 e 2000, quando o Vasco dominava não só o futebol brasileiro, mas praticamente todos os esportes.

A atleta vascaína, que mora em São Paulo com o marido e dois filhos, também vascaínos, já conquistou títulos importantes como: Estadual de Pista, Brasileiro de 3 mil metros com obstáculos, Maratonas de 10 mil metros de New Raver (EUA) e Sul-Americano de Cross Country. A corredora do Vasco estará presente na Corrida São Silvestre deste ano, junto com os vascaínos Emerson Moraes da Silva e Letícia Aparecida Carioca da Silva, sonhando um dia participar de uma olimpíada:

Confira sua entrevista ao Site Oficial do Vasco:

Qual a sua expectativa para a São Silvestre deste ano?

Neste ano estou na confiança que será muito bom! Treinei bastante e estou bem preparada, pois competi muitas provas o ano inteiro. Cheguei a fazer 11 provas no mês de julho e 10 em setembro, sempre mantendo o treinamento. Tenho me cuidado totalmente na alimentação, sempre rígida para que não falte nada. Depois do resultado que obtive na Pampulha, em que não esperava fazer em 1 hora e sete minutos e acabei fazendo em 1 hora e cinco, fiquei bem mais tranqüila. A penúltima prova que corri, a Sargento Gonzaguinha, antes da última de 15km para a seletiva para a São Silvestre, fiz em 54m18s. Na verdade poderia ter dado mais forte, mas como tinha uma prova dias depois em Aparecida, então pensei em não me esforçar muito. Acho que consigo um pódio na São Silvestre este ano.

Como foram as suas outras experiências na São Silvestre?

Não me lembro agora qual ano que foi, mas consegui, acho que em 2001 ser a nona brasileira e a décima primeira colocada no geral. No ano passado repeti o feito, mas acho que poderia ter sido melhor, porque uma semana antes da prova, fui assaltada em São Paulo e me levaram tudo! Então tive que me preocupar em tirar documentos, cartão de crédito, cheque etc. Fiquei sem lenço e documento!

Qual a importância do Vasco na sua carreira?

Pra mim é muito bom falar do Vasco. Eu sempre defendo o clube com unhas e dentes, porque quando comecei a correr eu não tinha clube. Através de uma pessoa fui apresentada a Solange (diretora de atletismo do Vasco). Infelizmente eu torcia para o Flamengo, imagina a situação? Porém eu aprendi a amar a cruz-de-malta e virei vascaína roxa até hoje, juntamente com os meus filhos!

O Vasco foi muito importante na minha vida, pois foi no clube que aprendi a dar os primeiros passos. Lá fiz muitas amizades que só me trouxeram frutos benéficos. Ou seja, o resultado de toda a minha carreira hoje eu devo à Deus primeiramente, ao meu treinador, e à Solange que esteve todo este tempo do lado dos atletas. Sempre quando precisei, ela estava lá mandando uniforme pra gente. Quando precisava de ajuda de custo ela fazia de tudo e brigava pelos atletas.

Agradeço também ao Dr.Eurico Miranda, que é uma pessoa que me marca muito. Um dia estava competindo na pista, e ele tinha acabado de chegar de viagem do Japão, e do aeroporto ele veio direto pra competição. Fiz questão de correr a prova, pois fiquei sabendo que o Eurico estava lá, mesmo cansado após uma viagem de fuso horário de oito horas. Estava lá pra valorizar os atletas que representavam o Vasco.

Então falar do Vasco, é dizer que sou uma filha realizada pelo seu próprio pai. Todos os caminhos que pude aprender e me fizeram chegar até aqui. Devo as minhas conquistas e realizações ao Vasco, pois com certeza é um dos melhores clubes do Brasil para a prática do atletismo, junto com ABMF em São Paulo. Creio que um dia o Vasco voltará a ser o que foi há pouco tempo, possuindo equipes de ponta ganhando tudo, não só no futebol, como no atletismo. Quem sabe o nome do Vasco volta a reinar no Pan-Americano?

Como você analisa a situação do atletismo no Brasil atualmente?

Desde quando comecei a correr, melhorou bastante. Melhorou 100% em relação aos patrocínios, até mesmo na ajuda de custo. É claro que ainda poderia melhorar mais...

Você que já conquistou muitos títulos pelo mundo, ainda tem algum sonho em especial na sua carreira de atleta?

O meu sonho seria que o Vasco voltasse a ser a febre nacional que foi entre 1999 e 2000. Pra mim, o maior sonho seria chegar em uma olimpíada, como muitos outros atletas conseguiram isto. Chegar em um pódio de uma maratona e honrar o nome do Vasco, porque amo o Vasco e por salário nenhum deixarei o clube, como alguns outros fizeram.



Fonte: Site Oficial do Vasco (texto), Paulo Fernandes (foto)


Comente essa notícia no FÓRUM NETVASCO | Converse sobre essa notícia no CHAT NETVASCO

NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique