.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 04/11/2005 - 08:36 - CBF diz que mudança no calendário depende dos clubes

A Confederação Brasileira de Futebol, que tem intenção de adequar o calendário do futebol brasileiro ao europeu a partir de 2007, diz que a decisão será tomada pelos clubes. Segundo Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, "os clubes serão ouvidos antes de ser tomada qualquer decisão".

- A idéia (do presidente Ricardo Teixeira) não é nova, ele já falou algumas vezes que gostaria de adequar o calendário brasileiro ao europeu. Mas se os clubes não quiserem, nada será imposto a eles - disse o assessor.

Mas se depender dos clubes, a mudança será feita. Pesquisa realizada pelo LANCE! mostra que dos 22 que disputam a Série A, 14 são favoráveis à mudança do calendário, cinco são contra, um está indeciso e dois não opinaram.

O principal argumento dos clubes favoráveis à mudança é que fica mais fácil planejar e formar as equipes, até porque o êxodo de jogadores para a Europa seria no início do campeonato e não no meio da temporada, como tem acontecido atualmente.

A Globo é favorável à manutenção do atual calendário pois diz que o mercado publicitário opera de janeiro a dezembro. Mas quatro publicitários consultados pelo LANCE! dizem que, com o tempo, o mercado se adaptaria à nova realidade.

- No primeiro ano, poderia haver problemas na distribuição de verbas publicitárias (das empresas). Mas depois o mercado se adaptaria ao novo formato. É tudo uma questão de ajuste - disse Raul Guedes, publicitário com pós-graduação pela New York University.

Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, no entanto, disse que não vê vantagens na adequação ao calendário europeu. Lembrou que vários países da Europa, especialmente os do leste, não iniciam o campeonato num ano e terminam no seguinte, por causa da neve. É o caso da Rússia, que já tentou se adequar ao calendário europeu e não conseguiu.

Tendência mundial

Boa parte do mundo já tem seu calendário padronizado com as férias no meio do ano. Confira:

América do Sul: Uruguai e Bolívia adequaram as datas de seus campeonato este ano. Além deles, também a Argentina e Venezuela têm férias em junho ou julho. Os demais, ainda não.

Américas Central e do Norte: Ampla maioria adequada ao calendário mundial. Apenas EUA, Canadá, Belize, Haiti e Trinidad e Tobago têm férias no fim do ano.

África: Apesar do forte calor, Argélia, Benin, Burkina Faso, Congo, Egito, Guiné Bissau, Líbia, Mali, Marrocos, Senegal, África do Sul e Tunísia têm férias no meio do ano (inverno) e jogam no verão.

Ásia: Equilíbrio. Japão e Coréia do Sul ainda têm férias em janeiro.

Europa: Só os países de inverno muito rigoroso adotam férias no fim do ano.

Globo diz que não impõe calendário

Apesar de ser contrária à mudança do calendário do futebol brasileiro, adequando-o ao europeu, Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, afirmou, por intermédio de sua assessoria, que a emissora não impõe nada à CBF e aos clubes.

E uma prova disso seria a realização do Brasileiro por pontos corridos, quando a cúpula da Globo defendia o Nacional com mata-mata.

Mas se o calendário mudar e o campeonato começar em um ano e terminar no seguinte, deverá haver revisão no preço que a emissora paga para transmitir o torneio.

Segundo o C-13, uma cláusula no contrato prevê revisão no preço em caso de mudanças no formato ou na estrutura da competição.

A CBF, por sua vez, acha que o torneio ficaria mais interessante começando em um ano e terminando no seguinte, já que o êxodo de jogadores para o exterior poderia se concentrar no início do campeonato. É neste período (junho e julho) que os clubes europeus costumam fazer suas contratações.

Mas a cúpula do C-13 discorda. Acha que, enquanto os clubes brasileiros não ficarem mais fortes financeiramente, haverá êxodo de atletas em qualquer época do ano.

E propõe que a CBF dê parte de suas receitas para ajudar os principais times do país.

Opinião do Vasco: Não

"O futebol europeu é que deve se adequar ao nosso calendário. Os craques estão aqui."
Eurico Miranda - Presidente

Fonte: Lance


Comente essa notícia no FÓRUM NETVASCO | Converse sobre essa notícia no CHAT NETVASCO

NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique