.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 24/09/2005 - 10:52 - OS 100 ANOS DO 1º TÍTULO CARIOCA DE REMO DO VASCO

Este dia 24 de setembro é especial para todos os vascaínos. Nesta data comemoramos o CENTENÁRIO do primeiro título carioca de remo do Club de Regatas Vasco da Gama, conquistado em 1905 na Enseada de Botafogo.

Na época, o campeonato era disputado numa regata única. O Vasco levantou o título inédito em seus então sete anos de história ao obter cinco vitórias e dois segundos lugares, conquistados com barcos "Procellaria" (3 vitórias), "Açor" (1 vitória), "Voga" (1 vitória), "Gladiador" (1 segundo lugar) e "Albatroz" (1 segundo lugar). O vice-campeão foi o Club de Regatas Guanabara, com quatro vitórias e dois terceiros lugares. O Vasco ainda se sagraria bicampeão carioca em 1906.

Para se ter uma idéia da importância do remo no início do século XX, basta dizer de que o troféu de campeão foi entregue por ninguém menos do que o Presidente da República, Rodrigues Alves, que assistiu a toda a regata. A taça - que está até hoje na Sala de Troféus de São Januário - traz os seguintes dizeres: "Do Presidente da República ao Vencedor do Campeonato de Remo 1905" (ver foto ao lado). Outra figura de destaque presente ao evento foi o Prefeito Francisco Pereira Passos.

Além da disputa do Campeonato de Remo do Rio de Janeiro, a cidade tinha mais dois motivos para amanhecer em festa naquele domingo de sol: a chegada da canhoneira "Pátria", da Marinha de Guerra portuguesa - que ganhou as primeiras páginas dos principais jornais - e a inauguração do pavilhão construído pela prefeitura sobre as águas da Enseada de Botafogo para que a alta sociedade pudesse assistir às regatas.

Na prova mais aguardada da tarde, a de yoles a 8 remos categoria Veteranos, a guarnição vascaína "Procellaria" venceu de ponta a ponta, chegando meio barco à frente de "Vesta", do Club de Regatas Boqueirão do Passeio, que ficou em segundo. A embarcação "Tamoyo", do Flamengo, chegou em terceiro lugar.

Foram os seguintes os atletas - aos quais a NETVASCO rende a sua homenagem - que proporcionaram ao Club de Regatas Vasco da Gama sua primeira grande conquista esportiva: Abel Costa, Adeodato Pacheco Manuel, Albano Pereira da Fonseca, Alfredo Linhares, Antonio Carneiro Dias, Antonio Contins, Antonio Taveira, Carlos Leal Sobrinho, Delfim Leite, Deodato Pacheco, Eduardo Soares, Ernesto Flores Filho, Eugenio Monteiro, João Jorio, João Saliture, Joaquim Carneiro Dias, Joaquim Duarte, Joaquim Pataro, José Alves Pinto, José da Silva Campos, Julio de Araújo Ribeiro, Lucindo Saroldi, Manoel Barros, Manoel Costa Filho, Manoel da Silva Rabello, Manoel Rezende e Raymundo Martins.

A edição de 25 de setembro de 1905 do jornal Gazeta de Notícias, um dos maiores do Rio de Janeiro na época, noticiou assim o evento:

Cobriu-se de galas ontem o esporte náutico com a realização da regata do Campeonato do Rio de Janeiro do qual foi galhardamente vencedor o glorioso Club de Regatas Vasco da Gama, que viu seus esforços coroados com cinco brilhantes vitórias sendo pois o herói do dia vencendo os dois páreos mais importantes como o do Campeonato e o dedicado ao benemérito Dr. Francisco Pereira Passos. Para assistir ao importante certame concorreram tôdas classes sociais sendo belo e encantador o aspecto que apresentava a linda enseada da garbosa praia de Botafogo.

Casando a multíplice variedade das belas flores e plantas que as ostentam hoje no encantador jardim daquele recanto da cidade com as vistosas toiletes das gentis patricias e estrangeiras que ali foram dar maior realce e brilho á importante festa, era por demais feerico o aspecto que se observava.

O Sr. Presidente da República com sua Exma. família, Cordeiro Graça, Gustavo Braga, Comissão da Canhoneira "PÁTRIA" canposta do 1º Ten. D. Lôbo e 2º Ten. Alvaro Rogan, General Pinheiro Machado, Contra-Almirante Alexandrino de Alencar compareceram à grandiosa festa náutica.

Após a chegada do Sr. Presidente da República, Dr. Rodrigues Alves, que viajou no iate "SILVA JARDIM" até Botafogo, efetuou-se a cerimônia da inaoguração do Pavilhão que a Prefeitura mandou construir para oferecer à Federação Brasileira das Sociedades do Remo, sendo o ato revestido da maior suntuosidade.

O pavilhão é todo de ferro tendo ao lado dois coretos destinados às bandas de música. Ao centro fica lugar destinado às autoridades da República, Federação, Prefeitura, Comissões e convidados especiais. Na parte térrea estão construidas duas elegantes e sólidas arquibancadas tendo ao centro lugar para o "buffet".

É uma construção chique e simples que ornamentada como estava apresentava deslumbrante aspecto.

Nas muitas carruagens que transitavam em terra notamos o Dr. Bartolomeu Portela e senhora, Ferreira Viana e senhora, Comendador Chaves Faria e família, Araújo e Silva e família, Dr. Feijó.

Automóveis dos Srs. Eduardo Guinle e Sabino Reis.

Diversos cavaleiros cavalgando fogozos corceis davam também uma bela nota.
Confira também o que diz a respeito da gloriosa tarde de 24 de setembro de 1905 o livro Club de Regatas Vasco da Gama Histórico 1898-1923, de autoria do ex-presidente vascaíno José da Silva Rocha:

As regatas de 24 de setembro de 1905 coincidiram com vários fatos nacionais que tornaram êsse dia festivo e histórico. À tarde deveriam ter lugar as provas da regata oficial da Federação na Enseada de Botafogo com a inauguração do Pavilhão construído pela Prefeitura do Distrito Federal. De manhã, grande parte da população, em particular a colônia portuguêsa, reuniu-se no cais do Pharoux (hoje Praça 15 de Novembro) para receber a Canhoneira "PATRIA" da Marinha de Guerra Portuguêsa.

Sob o comando do Cap. Ten. Antonio Alfredo da Silva Ribeiro aportava à Guanabara em largo cruzeiro de instrução de numerosos e brilhantes guardas-marinhas. A sociedade brasileira e as autoridades receberam os jovens marujos e toda a tripulação da esbelta tripulação de "braços e corações abertos" como em versos de saudações conclamou o Bispo de Itabapoana, membro da Comissão de Recepção aos navegantes. Tal visita marcou fato extraordinário na vida da cidade que se alegrou e movimentou com manifestações e denso programa de festas e reuniões dedicadas aos visitantes d'além mar.

As regatas atrairam assim grande número de cidadãos que vindo dos arredores para receber os representantes da armada dirigiam-se à tarde a enseada de Botafogo onde se cumpriu o programa desportivo da Federação Brasileira das Sociedades do Remo. Disputava-se o Campeonato e tinha lugar a inauguração do Pavilhão de Regatas obra que por seu gosto completava à maravilha o local preferido pelos desportistas apaixonados do remo.

Os automóveis em 1905 eram máquinas de assombrar. O Sr. Eduardo Guinle recém-chegado da Europa exibia um "recente modêlo" Spano Suiço causando admiração e atraindo curiosos.

Eis o quadro da tarde triunfal quando com a presença do Presidente da República Brasileira Conselheiro Rodrigues Alves, o estadista por tantos títulos recordado com veneração, e de oficiais da armada portuguêsa da canhoneira "PÁTRIA", o C. R. VASCO DA GAMA recebeu o batismo consagratório de "CAMPEÃO".

A terceira vitória do dia da "PROCELARIA" redobrou os vivas entusiásticos da falange vascaina no mar e em terra. Cinco primeiros lugares valendo o título por distinção e glorificação de sete anos de labuta ininterrupta desde a fundação.

Vamos registrar as classificações obtidas para deduzir das possibilidades que realmente a brava e brilhante geração levou à raia pela primeira vez em competição para conquistar o título de campeão.

A grande verdade é que a "turma da praia" de 1905 "desacatou" desde os primeiros páreos marcando sucessivos bons resultados com segundos e primeiros até o páreo culminante, anelo dos vascainos, o Campeonato de Remo do Rio de Janeiro!

1º Páreo. Yoles a dois remos. Seniors. 2º lugar: "GLADIADOR" com Ernesto Flores Filho, timoneiro e, Manoel Costa e Joaquim Carneiro Dias, remadores.

3º Páreo. Yoles a quatro remos. Seniors. 2º lugar: "ALBATROZ" com Ernesto Flores Filho, timoneiro e, Manoel Costa. Joaquim Carneiro Dias, Eugenio Monteiro e Manoel Barros, remadores.

5º Páreo. Yoles a oito remos, Juniors. 1º lugar: "PROCELARIA" Lucindo Saroldi, Alfredo Linhares, Antonio Carneiro Dias. Carlos Leal Sobrinho, José da Silva Campos e Adeodato Pacheco Manuel Rezende, Joaquim Pataro e João Saliture.

7º Páreo. Canoas a dois remos. Seniors. 1º lugar: "VOGA" com E. Flores Filho, patrão e, Julio de Araújo Ribeiro e Antonio Contins.

8º Páreo. CAMPEONATO DO REMO DO RIO DE JANEIRO; Yoles a oito remos. Veteranos. VENCEDOR: "PROCELARIA" com Lucindo Saroldi como timoneiro e os remadores: Antonio Taveira, Albano Pereira da Fonseca, Manoel da Silva Rabello, Raymundo Martins, João Jorio, Manoel Rezende, Joaquim Duarte e João Saliture. tempo 7'10".

10º Páreo. Yoles a quatro remos HONRA. Juniors. 1º lugar: "AÇOR" com Lucindo Saroldi, timoneiro e Antonio Carneiro Dias, Carlos Leal Sobrinho, José da Silva Campos e Deodato Pacheco. Medalha de ouro e objeto de arte.

11º Páreo. Yoles a oito remos. Seniors. 1º lugar: "PROCELARIA". Antonio Damaso, patrão, Julio de Araújo Ribeiro, Antonio Contins, Albano Pereira da Fonseca, Abel F. da Costa, Antonio Pateira, Delfim Leite, José Alves Pinto e Eduardo Soares.

Os quatro pioneiros não estavam presentes naquela consagradora tarde da agremiação fundada sob o mais feliz dos patrocínios. Foram todavia recordados com emoção. Era evidente que se iniciava desde aquela tarde uma outra marcha que nada obstante os tropeços a vencer a levariam sempre e sempre mais alto no plano das atividades do desporto.

Os festejos comemorativos da grande vitória prolongaram-se pela semana - Santa Luzia extravasava do entusiasmo dos vascainos.
RESULTADOS DA REGATA

1º Páreo - "Club de Regatas Botafogo" - 12 horas
Yoles a 2 remos - Seniors - 1000m


1º GUANABARA - tempo: 4'35"5
2º VASCO DA GAMA
3º BOQUEIRÃO DO PASSEIO
4º CLUB INTERNACIONAL DE REGATAS
5º CLUB DE NATAÇÃO E REGATAS

2º Páreo - "Grupo de Regatas Gragoatá" - 12h25min
Canoas a 4 remos - Juniors - 1000m


1º GRAGOATÁ - tempo: 4'01"8
2º ICARAÍ
3º BOQUEIRÃO DO PASSEIO
4º SÃO CHRISTOVÃO
5º GUANABARA

3º Páreo - "Club de Regatas Icarahy" - 12h50min
Yoles a 2 remos - Veteranos - 1000m


1º GRAGOATÁ - tempo: 4'20"
2º BOQUEIRÃO DO PASSEIO

4º Páreo - "C. F. C. Jardim Botânico" - 13h15min
Yoles a 4 remos - Seniors - 2000m


1º GUANABARA - tempo: 8'09"
2º VASCO DA GAMA
3º BOQUEIRÃO DO PASSEIO
4º CLUB INTERNACIONAL DE REGATAS

5º Páreo - "Club de Regatas do Flamengo" - 13h45min
Yoles a 8 remos - Juniors - 2000m


1º VASCO DA GAMA - tempo: 7'19"
2º FLAMENGO
3º CLUB INTERNACIONAL DE REGATAS
4º BOTAFOGO

6º Páreo - "Escola Naval" - 14h10min
Escaleres a 12 remos - Alunos da Escola Naval - 2000m


1º RIACHUELO - tempo: 10'57"
2º HUMAITÁ
3º PAYSANDU

7º Páreo - "Club de Regatas Boqueirão do Passeio" - 14h35min
Canoas a 2 remos - Seniors - 1000m


1º VASCO DA GAMA - tempo: 4'48"8
2º ICARAHY
3º GUANABARA
4º CLUB INTERNACIONAL DE REGATAS

8º Páreo - "Campeonato de Remo do Rio de Janeiro" - 15h10min
Yoles a 8 remos - Veteranos - 2000m


1º VASCO DA GAMA - tempo: 7'10"8
2º GRAGOATÁ
3º FLAMENGO
4º BOQUEIRÃO DO PASSEIO
5º CLUB DE NATAÇÃO E REGATAS

9º Páreo - "Marinheiros Nacionaes" - 15h50min
Escaleres a 12 remos - Marinheiros - 2000m


1º MERCEDES AQUIDABAN
2º ALMIRANTE BARROSO

10º Páreo - "Dr. Francisco Pereira Passos" - 16h15min
Yoles a 4 remos - Juniors - 1000m


1º VASCO DA GAMA
2º BOQUEIRÃO DO PASSEIO
3º GUANABARA
4º FLAMENGO
5º ICARAHY

11º Páreo - "Club de Regatas Vasco da Gama" - 16h40min
Yoles a 8 remos - Seniors - 2000m


1º VASCO DA GAMA - tempo: 7'42"
2º BOQUEIRÃO DO PASSEIO

12º Páreo - "Club de Regatas Guanabara" - 17h10min
Yoles a 2 remos - Juniors - 1000m


1º GUANABARA - tempo: 4'46"
2º BOQUEIRÃO

13º Páreo - "Club de Regatas São Christovão" - 17h30min
Canoas a 4 remos - Seniors - 1000m


1º GUANABARA
2º BOQUEIRÃO
3º CLUB DE NATAÇÃO E REGATAS

CLASSIFICAÇÃO DA REGATA
                          Vitórias    2ºs Lugares   3ºs Lugares


1º VASCO DA GAMA 5 2 -
2º GUANABARA 4 - 2
3º GRAGOATÁ 2 1 -
4º BOQUEIRÃO DO PASSEIO - 5 3
5º ICARAHY - 2 -
6º FLAMENGO - 1 1
7º INTERNACIONAL - - 1
NATAÇÃO E REGATAS - - 1
NOTAS EXPLICATIVAS

1) Apenas 11 dos 13 páreos da regata foram disputados por clubes. O 6º Páreo foi restrito a alunos da Escola Naval e o 9º Páreo a embarcações da Marinha, tripuladas por marinheiros.

2) As categorias juniors, seniors e veteranos não diziam respeito à idade dos remadores, mas à sua experiência.

3) Cada páreo ganhava um nome em homenagem a alguma pessoa ou instituição. O Vasco venceu o páreo "Club de Regatas Vasco da Gama" (11º). No páreo "Club de Regatas do Flamengo" (5º), deu Vasco em primeiro e Flamengo em segundo.

4) Havia um cronometrista que marcava o tempo em que os barcos vencedores completavam a prova, mas a precisão era de décimos de segundo. Assim, 4'01"8, por exemplo, significa "quatro minutos, um segundo e oito décimos de segundo". O cronometrista não foi capaz de marcar os tempos dos vencedores do 9º, 10º e 13º páreos.

5) Ainda estão em atividade, no futebol, Vasco da Gama, Flamengo, Botafogo (que se fundiu com o Botafogo Futebol Clube) e São Cristóvão (que se fundiu com o São Cristóvão Futebol Clube). Ainda existem porém apenas como clubes sociais o Icaraí (Niterói), o Guanabara (que nasceu de uma cisão do Vasco em 1899 e fica em Botafogo), o Boqueirão do Passeio (situado ao lado da sede do Calabouço do Vasco) e o Club Internacional de Regatas (que fica ao lado do Boqueirão do Passeio).

6) O campeão era o clube que mais conquistasse vitórias. Em caso de empate, ficaria com o título o clube que mais conquistasse segundos lugares; e assim por diante. Esse sistema vigorou até 2004. Em 2005, foi instituída uma pontuação por colocação similar à da Fórmula 1.

7) A sede do Vasco ficava na época na Rua Santa Luzia, no centro do Rio de Janeiro. Por isso a menção a essa rua na descrição das festividades pelo título.

GALERIA DE FOTOS


Guarnição do 'Procellaria', vencedora da prova principal do Campeonato de 1905



Vista externa do pavilhão construído pela prefeitura



Pavilhão tomado por membros da sociedade



Vista interna do pavilhão construído pela prefeitura



Povo na Praia de Botafogo assistindo à regata


Fonte: NETVASCO exceto quando indicado (texto); Livro oficial do Centenário e Club de Regatas Vasco da Gama Histórico 1898-1923 (fotos)


Comente essa notícia no FÓRUM NETVASCO | Converse sobre essa notícia no CHAT NETVASCO

NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique