.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 22/05 - 17:55 - VASCO VENCE SÃO PAULO EM SÃO JANUÁRIO: 3 A 1

Com bela atuação, o Vasco saiu perdendo, mas virou e bateu o São Paulo por 3 a 1 na tarde deste domingo, em São Januário. Danilo abriu o placar para os paulistas, mas Coutinho empatou e Alex Dias marcou os gols da vitória.

O artilheiro teve bela atuação e ajudou a equipe carioca a quebrar um tabu que já durava mais de um ano e meio. Desde agosto de 2003, o Vasco não vencia uma equipe do estado de São Paulo. Com o resultado, o time de São Januário manteve o total domínio sobre o adversário jogando em casa. Em 20 partidas, venceu 15 e perdeu apenas duas.

Com sete pontos ganhos, o clube do Rio conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Depois de ser goleado pelo Juventude por 4 a 1 no último fim-de semana, o técnico Dário Lourenço mudou seis peças e promoveu as estréias de Maciel, Yves e Têti, todos com boas atuações.

O time contou ainda com as voltas do zagueiro Alemão e do atacante Romário, que desfalcou a equipe na última rodada para jogar na seleção de futebol de areia. Apesar de não ter marcado, o craque se movimentou bem e chegou até a voltar para marcar, um pedido de Dário Lourenço durante a semana, nos dois treinos secretos em São Januário.

O São Paulo acabou poupando quatro jogadores para a partida contra o Palmeiras, quarta-feira, definindo vaga nas quartas-de-final da Taça Libertadores. Os atacantes Grafite e Luizão e o lateral Júnior não atuaram, assim como Lugano, o zagueiro que cumpria suspensão.

Os dois últimos gols do adversário acabaram acontecendo pelo lado esquerdo, onde Fábio Santos foi escalado na última hora. Com o sistema 4-4-2, em detrimento dos três zagueiros, o técnico Paulo Autuori acabou não conseguindo segurar o veloz atacante Alex Dias.

A equipe manteve os sete pontos ganhos e acabou sendo derrotado pela segunda vez no campeonato, ambas por times cariocas - a outra foi para o Fluminense, na estréia. Com isso, o tabu permanece. Desde julho de 2003, o São Paulo não vence uma equipe do Rio jogando fora de casa.

Na próxima rodada, a equipe de São Januário vai a Campinas e encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, domingo às 16h. Os paulistas encaram o Cruzeiro no Morumbi, sábado às 18h10.

O JOGO

O público ainda chegava ao estádio em tarde chuvosa no Rio de Janeiro quando o São Paulo abriu o placar. Aos 2min, em cobrança de falta de Marco Antônio pela esquerda, Danilo cabeceou no meio dos zagueiros, da marca do pênalti, e colocou a bola no canto esquerdo. Adiantado, o goleiro Erivélton nada pôde fazer.

O Vasco não se assustou com o gol e controlava a posse de bola nos primeiros minutos, porém sem levar perigo a Rogério Ceni. A equipe paulista optava pelos contra-ataques, chegando com velocidade. Aos 16min, Diego Tardelli tabelou com Cicinho pela direita e chutou cruzado, quase da pequena área, rente à trave.

Logo depois, aos 19min, Romário se antecipou a Edcarlos e cabeceou sozinho um cruzamento da esquerda, da linha da pequena área, mas colocou por cima. Tentando pressionar, o ataque vascaíno caía em impedimento repetidas vezes. Após os momentos iniciais de jogo, Erivélton passou a ser mero espectador da partida.

O São Paulo equilibrou as ações na altura dos 30min, quando voltou a contra-atacar com toques rápidos. Em cruzamento da direita, o zagueiro Alemão quase marcou contra ao cortar com um chute por cima do gol, rente ao travessão.

Aos 36min, porém, Yves tocou para Coutinho na intermediária, que viu um buraco na defesa adversária e avançou até a entrada da área, pelo meio. De pé direito, arriscou um chute forte. A bola pegou Rogério Ceni no contra-pé. Era o empate do Vasco.

Logo depois, aos 38min, Diego Tardelli foi lançado na meia-lua, ganhou de Alemão e chutou forte, a meia-altura, para grande defesa de Erivélton, espalmando por cima. O mesmo atacante quase marcou aos 43min, quando dominou passe de Cicinho na área e chutou de pé direito, rasteiro, rente à trave direita do arqueiro vascaíno.

Após um primeiro tempo movimentado e com placar justo, o Vasco começou quente a etapa final. Logo aos 3min, Alex Dias recebeu na grande área, pela direita, limpou o zagueiro em um corte seco para dentro e chutou colocado de pé esquerdo, no ângulo direito do goleiro, decretando a virada no placar.

O São Paulo reagiu e obrigou Erivélton a fazer duas grandes defesas, ambas em chutes de longa distância no canto direito. O goleiro mais baixo do Campeonato Brasileiro, com 1,79m, se esticou todo e colocou ambas pela linha de fundo.

Insatisfeito com o placar, Paulo Autuori tirou um volante, Renan, e colocou Souza, um meia, aos 12min, tentando dar mais ofensividade ao time paulista. Ao contrário do primeiro tempo, a opção dos contra-ataques passava a ser dos vascaínos.

Impondo seu ritmo de jogo, o São Paulo chegou aos 19min com Danilo, que chutou à queima-roupa dentro da área, pela esquerda, e obrigou Erivélton a fazer mais uma boa defesa. Mas a eficiência estava a serviço do adversário.

Alex Dias recebeu a bola pela direita, no bico da grande área, cortou para o pé esquerdo e bateu. A bola desviou na cabeça de um defensor e enganou Rogério Ceni, aos 22min. Empolgada, a torcida do Vasco cantava o nome do seu ídolo e observava o adversário diminuir o ritmo.

O São Paulo não conseguiu levar perigo novamente ao gol de Erivélton, apesar de duas oportunidades desperdiçadas em cobranças de falta com Rogério Ceni. Bastou ao Vasco segurar a bola e ouvir os gritos de olé da sua torcida, que comemoravam três pontos pela primeira vez no Brasileiro.

GALERIA


Momento do gol do São Paulo

Alex Dias

Romário

Alex Dias

Alex Dias

Romário

Romário

Coutinho

Coutinho

Coutinho

Coutinho

Coutinho

Alex Dias, Abedi e Alemão

Alex Dias e Romário

Têti e Romário


FICHA TÉCNICA

VASCO 3 x 1 SÃO PAULO

Estádio: São Januário (Rio de Janeiro)
Data-Hora: 22/maio - 16h

Árbitro: Evandro Rogério Roman
Auxiliares: José Amilton Pontarolo e Rogério Carlos Rolim

Renda: R$148.582,50
Publico: 14.400 pessoas

Gols: Danilo (SPA), aos 2' do 1º tempo; Coutinho (VAS), aos 36' do 1º tempo; Alex Dias, aos 3' e 22' do 2º tempo;

Cartôes Amarelos: Éder (VAS); Cicinho e Josué (SPA)

VASCO: Erivélton; Thiago Maciel, Alemão, Éder e Maciel (Jorginho Paulista - 10'/2ºT); Yves, Coutinho, Abedi (Júnior 22'/2ºT) e Teti (Dominguez 16'/2ºT); Alex Dias e Romário. Técnico: Dário Lourenço.

SÃO PAULO: Rogerio Ceni; Cicinho, Fabão, Edcarlos e Fábio Santos; Renan (Souza 12'/2ºT), Mineiro, Josué e Danilo; Diego Tardelli e Marco Antônio (Davi - 29'/2ºT). Técnico: Paulo Autuori.

Fonte: Pelé.Net (texto), Lancenet (ficha e fotos), O Globo on line (fotos), Terra (fotos), Jornal dos Sports (foto)



Comente essa notícia no FÓRUM NETVASCO | Converse sobre essa notícia no CHAT NETVASCO

NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique