.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 04/05 - 14:45 - Veja como O Globo noticiou jogo histórico de Dinamite em 1980

Confira matéria do jornal O Globo de maio de 1980 sobre o jogo Vasco 5 x 2 Corinthians. A matéria é assinada pelo jornalista Renato Maurício Prado.

Seis oportunidades, cinco gols. Foi realmente demais para o Corinthians. Demais para a recém-formada ''Fla-Fiel''. Demais até para a própria torcida do Vasco. Foi Roberto Dinamite voltando ao Maracanã com fome de gols e vontade de provar o valor de seu futebol, há pouco tempo desprezado e até ironizado pelos espanhóis do Barcelona. Foi ele a razão da esmagadora vitória do Vasco por 5 a 2 sobre o Corinthians.

- Antes do jogo falei por telefone com Juan Gaspar, vice-presidente do Barcelona, que está em Buenos Aires comprando Maradona. Convidei-o para assistir à reentre de Roberto no Maracanã e ele me disse: "Não quero ouvir falar mais do Dinamite. E eu lhe respondi: "Pois fique certo que você ainda vai ouvir falar muito do nosso Roberto Dinamite".

As palavras eufóricas do vice-presidente de futebol do Vasco, Antônio Soares Calçada, acabaram assumindo ares proféticos após o jogo. Um jogo que mostrou de volta ao nosso futebol um Roberto mais oportunista e goleador do que nunca, e numa forma capaz até de ameaçar Sócrates e Reinaldo na seleção brasileira.

De nada adiantaram a euforia e a animação da "Fla-Fiel" (união das torcidas do Flamengo e do Corinthians), que chegou a ensaiar um carnaval após a abertura do placar pelo Corinthians, aos 11 minutos do primeiro tempo. É verdade que até ali a impressão era a de que a equipe paulista poderia vencer o Vasco. Mas a verdade é que Roberto ainda não tinha começado a jogar.

Ele começou exatamente no minuto seguinte. Aproveitando um passe de Dudu, encheu o pé e levantou pela primeira vez a imensa torcida do Vasco. Era o reencontro do artilheiro, do ídolo, do craque aguardado com ansiedade, com uma torcida que nunca o esquecera, e vibrara e torcera por seus gols, até nos tempos ruins do Barcelona.

Daí em diante, acabaram por completo os esquemas táticos armados pelos técnicos Jorge Vieira e Orlando Fantoni. O jogo, a partir deste gol, teve um só personagem: Roberto Dinamite.

Sempre bem colocado e fugindo inteligentemente à dura marcação adversária. Roberto passou a ser sempre a grande alternativa para os companheiros. Bola nos pés dos jogadores do Vasco; bola para Roberto, que ele resolve.

E resolveu mesmo. Bola para Roberto, bola no fundo das redes de Jairo. A seqüência repetiu-se aos 27, 37 e 39 minutos do primeiro tempo. E nem mesmo o segundo gol do Corinthians - de pênalti - foi capaz de abalar o Vasco.

No segundo tempo, após um pequeno período de intranqüilidade, quando o Corinthians pressionou tentando encostar no placar, o Vasco liquidou a partida no momento em que resolveu partir novamente para o ataque.

Bola com o time do Vasco, bola para Roberto, bola no fundo das redes de Jairo mais uma vez: 5 a 2, e um verdadeiro carnaval nas arquibancadas, a esta altura já completamente dominadas pelos vascaínos. A "Fla-Fiel" já havia saído há muito tempo. Não havia como torcer contra Roberto Dinamite.


Fonte: O Globo



Comente esta notícia no FÓRUM NETVASCO

Comente esta notícia no CHAT NETVASCO



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique