Netvasco - 29/01 - 03:15 -
ROMÁRIO COMPLETA 39 ANOS NESTE SÁBADO
Na juventude, Romário sonhava em ser campeão do mundo e em se aposentar aos 29 anos. A maturidade como jogador lhe rendeu o título e mais uma década de carreira. Hoje, dia do seu aniversário, ganhou como presente um treino às 10h em São Januário. Aos 39 anos, ainda conserva uma paixão juvenil pelo futebol que seu corpo já não acompanha. Romário não faz um gol no Maracanã há seis meses. Apesar dos cabelos brancos, admite estar ansioso para o clássico de amanhã, contra o Botafogo:
— Já são quatro meses sem jogar no Maracanã, sempre vem aquele frio na barriga. Estou com saudade de fazer um gol. Chego aos 39 anos feliz por fazer o que mais gosto.
Em nova promessa, diz que vai parar antes dos 40
No ano que vem, ele não vai comemorar a data da mesma maneira.
— Com certeza não estarei mais jogando aos 40. Falei que ia parar aos 29 e permaneci, mas agora é meu último ano mesmo — disse.
Romário tem dificuldade de encontrar a hora de parar e de cumprir horários do futebol. Apesar do aniversário, o técnico Joel Santana, não o liberou do treino matinal em que vai escalar o time. Com estiramento na coxa, Allan Dellon está vetado e Leozinho, que levou pancada no tornozelo, ainda é dúvida.
— Romário vai passar pelo corredor polonês. Talvez também tenha bolo, ele merece — afirmou Joel.
Mais importante é que Romário compareça no domingo, com os gols que costuma marcar contra o Botafogo. Foram 23 como profissional; dez jogando pelo Vasco, nove pelo Flamengo e quatro pelo Fluminense. Com as três camisas, o atacante já fez três gols numa mesma partida contra o alvinegro: Vasco 4 a 3, em 88; Flamengo 3 a 2 em 95 e Fluminense 5 a 0 em 2003. Esta talvez tenha sido a última grande atuação de Romário no Maracanã. Terá mais uma temporada para fazer aquilo que já não se vê há quase dois anos. Independentemente do que está por vir, o saldo é favorável:
— Vou fazer 20 anos de carreira em agosto com muito mais histórias positivas do que negativas para contar.
O veterano ainda tenta reescrever o capítulo sobre a relação com uma parte da torcida do Vasco, hostil a ele.
— São problemas do passado, alguns já resolvidos. Outros, dependem mais do que eu fizer em campo. A torcida tem direito de escolher seus ídolos. Não vou me importar se gritarem Edmundo, Zico ou Roberto Dinamite. O que espero é que ela apóie o time como vem fazendo — disse.
Romário está mais leve. Voltou aos 73kg que tinha no auge. Como se estivesse com 29, quer cumprir a palavra e parar bem. Parabéns.
Perfil do craque
Nome: Romário de Souza Farias
Altura: 1,69 metro
Peso: 72 kg
Chuteira: 39
Data e local de nascimento: 29/1/1966, Rio de Janeiro, RJ.
Filiação: Edevair de Souza Farias e Manuela Ladislau Faria.
Clubes: Vasco, PSV Eindhoven, Barcelona, Flamengo, Valencia, Fluminense e Al Nasser (Qatar).
Principais Títulos: Vasco: Taça Guanabara, 86 e 2000; Campeonato Estadual, 87 e 88; Copa João Havelange, 2000; Mercosul, 2000; PSV: Campeonato Holandês, 89, 91 e 92; Taça da Holanda, 90; Barcelona: Campeonato Espanhol, 94; Flamengo: Taça Guanabara, 95 e 96; Campeonato Estadual, 96 e 99; Mercosul, 99; Seleção Brasileira: Olimpíada de Seul, prata; Copa América, 89 e 97; Copa do Mundo, 94.
Artilharia: Vasco: Campeonato Estadual, 86, 87 e 2000; Mercosul, 2000; PSV: Campeonato Holandês, 89, 90, 91 e 92; Barcelona: Campeonato Espanhol, 94; Flamengo: Campeonato Estadual, 96, 97, 98 e 99; Copa do Brasil, 99; Mercosul, 99; Seleção Brasileira: Olimpíadas de Seul, 88; Copa das Confederações, 97.
Tá sabendo?
> Até os 3 anos de idade, Romário morou na Favela do Jacarezinho, quando se mudou para a Vila da Penha. Foi lá que começou a dar os seus primeiros chutes, no time de futebol do Estrelinha.
> Em 1985, Romário começou sua carreira no time profissional do Vasco, promovido ao time de cima por Antônio Lopes. Marcou seu primeiro gol no dia 18 de agosto daquele ano, em um amistoso contra o time do Nova Venécia.
> A Era Romário no PSV terminou em 1993, quando seu passe foi comprado pelo Barcelona, da Espanha, por US$ 4,5 milhões. No time catalão teve um início arrasador, marcando 17 gols em 12 jogos da pré-temporada.
> No fim de 99, o recém-chegado presidente, Edmundo dos Santos Silva, demitiu o atacante "por justa causa", devido a suas constantes faltas aos treinos. Então passou a cobrar do Flamengo uma dívida de quatro milhões de dólares. Terminava de maneira melancólica a Era Romário no Flamengo.
> Na Copa do Mundo de 94, o camisa 11 fez cinco dos 11 gols da Seleção. Depois de 24 anos, a taça do mundo finalmente voltava às nossas mãos. E Romário firmava-se como o melhor jogador do mundo, ganhando a Bola de Ouro da Fifa. Era o auge de sua carreira.
Fonte: O Globo, Jornal dos Sports - Coluna É Show de Bola!
|