.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


Netvasco - 22/08 - 10:33 - BEHAR E SHELDA NAS SEMIFINAIS EM ATENAS

Confira o Especial Vasco em Atenas 2004Adriana Behar e Shelda venceram o confronto brasileiro contra Ana Paula e Sandra, garantindo seu lugar nas semifinais do torneio de vôlei de praia -e o direito de disputar uma medalha em Atenas.

A partida, realizada neste domingo, terminou em 2 sets a 1, com parciais de 15-21, 21-13 e 15-13 - e foi marcada pelo extremo equilíbrio entre as duplas.

"Trabalhamos muito para chegar até aqui. Depois de nove anos jogando juntas, acho que meremos isso", afirmou Behar.

Nas semifinais, as brasileiras enfrentam as vencedoras do último jogo deste domingo, entre as australianas Cook e Sanderson e as italianas Perrotta e Gattelli. Foi justamente para Cook, então parceira de Pottharst, que Behar e Shelda perderam na final das Olimpíadas de Sydney-2000.

Este foi o 11º confronto das melhores duplas do Brasil. Até então cada uma tinha obtido cinco vitórias. Em Atenas, o enfrentamento era esperado nas semifinais, mas acabou antecipado porque Ana Paula e Sandra perderam na última rodada da fase classificatória e ficaram em segundo na chave. Behar e Shelda chegaram às quartas invictas e tendo perdido apenas um set.

Na partida decisiva, as brasileiras dividiram a animada torcida, que não deu preferência para nenhuma das duplas. Ana Paula e Sandra abriram grande vantagem no início do primeiro set e souberam admistrá-la até o fim da parcial. A cena se repetiu no segundo set, só que com Behar e Shelda. No terceiro, as duplas mostraram um jogo de alto nível, trocando vantagens até a reta final.

O resultado confirma o favoritismo de Behar e Shelda entre as brasileiras. Parceiras há nove anos, elas chegaram a Atenas como líderes do ranking mundial, com cinco títulos do Circuito Mundial conquistados em 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001. Campeãs do circuito em 2003, Ana Paula e Sandra não tiveram uma boa pré-temporada por conta de contusões das duas jogadoras.

Ana Paula e Sandra abriram 5 a 1 no início do primeiro set. Elas apostaram no saque forçado, quase sempre em cima de Shelda, a mais baixa em quadra, com 1,65 m. A idéia era, na hora do ataque, deixá-la frente a frente com o bloqueio de Ana Paula, a mais alta (1,83m).

A estratégia funcionou. Em todo o set, a dupla fez três pontos de saque e três de bloqueio -Behar e Shelda não conseguiram nenhum ponto neste fundamento.

Shelda se mostrou irregular no ataque. Foi num erro dela que Ana Paula e Sandra ficaram muito perto de fechar o set (19 a 14). Os pontos da vitória vieram em dois bloqueios de Ana Paula.

A situação de inverteu no segundo set. Shelda voltou melhor: para abrir 4 a 0 na parcial, ela fez duas defesas difíceis, que resultaram em contra-ataque, e um ponto de saque, sempre em cima de Sandra. Behar também conseguiu acertar as costumeiras largadinhas na quadra adversária.

O saque de Ana Paula e Sandra não funcionou: elas erraram cinco e não conseguiram nenhum ace. Na metade do set, Behar e Shelda chegaram a ter o dobro de pontos que as adversárias (16 a 8). A liderança foi mantida até Behar fechar a parcial com um ponto de saque sobre Sandra.

No tie-break, as duplas seguiram trocando vantagens até o 12º ponto. O equilíbrio se manteve até que Shelda fez dois pontos de saque para chegar ao match point em 14 a 13. Behar garantiu a vitória do jeito que fez a maioria de seus pontos: na largadinha, encobrindo o bloqueio.

ESTATÍSTICAS DO JOGO:

                      Adriana  Shelda   Total  Ana P.  Sandra   Total

Saques 20 28 48 21 28 49
Erros de Saque 4 4 8 8 2 10
Aces 3 5 8 2 2 4
Saque mais rápido (km/h) 70 80 70 75
Ataques 19 38 57 21 27 48
Ataques certos 12 15 27 12 15 27
Bloqueios certos 1 0 1 2 1 3
Defesas certas 7 15 22 6 12 18
Fonte: UOL (texto), Site Oficial das Olimpíadas (estatísticas), Yahoo (fotos)



Comente esta notícia no FÓRUM NETVASCO

Comente esta notícia no CHAT NETVASCO

Receba boletins diários de Notícias da NETVASCO


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique