.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


Netvasco - 19/07 - 15:24 - Natação: Ivi Monteiro compete no Mundial

O maior número possível de finais e índices olímpicos é o que busca a seleção brasileira de natação que estréia neste domingo, 20/07, a partir das 9h (local) e 4h (hora de Brasília) no Mundial dos Esportes Aquáticos. O Brasil terá nadadores em todas as oito provas do primeiro dia. As disputas dos revezamentos 4x100m livre feminino e masculino prometem ser muito emocionantes desde as eliminatórias, pois as 12 primeiras equipes já garantem a vaga na Olimpíadas de Atenas. O grupo, que está sendo preparado para dar seu melhor resultado nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto, sabe que a disputa por medalhas em Barcelona será muito dura.

- O trabalho foi feito para ser concluído nos Jogos Pan-Americanos, mas assim como tivemos resultados surpreendentes em agosto do ano passado, quando participamos do Campeonato Pan-Pacífico logo depois de um treinamneto em altitude, também poderemos ter boas marcas aqui, pois estamos recém chegados de 21 dias de treinamento em Puebla, no México - disse Ricardo de Moura, supervisor técnico de natação do Brasil.

Ivi Monteiro (atleta do Vasco da Gama) e Marcella Amar serão as primeiras da equipe brasileira a cair na piscina do Palau Sant Jordi, nos 100m borboleta, e lutarão para conseguir a semifinal. A prova tem duas jovens no topo da lista de entrada na competição, a americana Natalie Coughlin, de 20 anos, e a polonesa Otylia Jerdrzejckak, de 19 anos, respectivamente, 57s88 e 57s97. Natalie terá a concorrência de uma veterana compatriota, Jenny Thompson, de 30 anos.

No 4x100m livre, 31 países disputam no masculino e 18 no feminino. Os dois revezamentos brasileiros estão em 13º na lista de entrada. Se terminarem as eliminatórias acima nem que seja apenas uma posição, o Brasil já terá duas provas garantidas ano que vem em Atenas. Sendo assim, as competições seletivas definirão apenas quais serão os atletas com os quatro melhores tempos para formar o time nos Jogos Olímpicos. Neste domingo, competem Monique Ferreira, Flávia Delaroli, Rebeca Gusmão e Tatiana Lemos no feminino, e Gustavo Borges, Fernando Scherer, Jáder Souza e Carlos Jayme, no masculino.

- Não interrompi meu ritmo de treinamento, pois meu objetivo é conseguir um bom desempenho no Pan-Americano. Estamos aqui para classificar o Brasil nas Olimpíadas e vamos fazer todo o possível para isto - disse Gustavo Borges.

Fernando Scherer, antes de enfrentar a guerra do revezamento, estará nos 50m borboleta. A prova terá uma competição entre veteranos velhos conhecidos como o sueco Lars Frolanders, o inglês Mark Foster, o alemão Thomas Rupprath, e os australianos Matt Welsh e Geoffrey Huegill. A prova não tem semifinal e se os tempos estiverem compatíveis com os da lista de entrada, Xuxa terá que melhorar seu recorde sul-americano, 24s03, e marcar na casa dos 23s80 para ir à final. Nicholas dos Santos também nadará nos 50m borboleta.

Eduardo Fischer tem se superado a cada competição e já é um dos grandes nomes da natação brasileira. Ele também compete no primeiro dia da natação no Mundial nos 100m peito junto com astros da modalidade como o japonês Kosuke Kitajima e o ucraniano Oleg Lisogor.

Felipe May Araújo treina na Austrália, terra de Ian Thorpe. Ele e Bruno Bonfim serão os representantes brasileiros na prova em que o "Thorpedo" não costuma perder, os 400m livre. Thorpe, o também australiano Grant Hackett, e o italiano Emiliano Brembilla estarão disputando as primeiras posições.

Monique Ferreira e Mariana Brochado também têm chances de passar às semifinais da versão feimina dos 400m livre. A prova tem uma atleta húngara, Eva Risztov, de apenas 17 anos com o melhor tempo de entrada, 4min07s24. Mas a disputa é forte tendo as americanas Diana Munz e Lidnsay Benko, além da japonesa Sashiko Yamada e a chinesa Hua Chen no páreo por uma medalha.

Joanna Maranhão, a caçula da equipe, estará nos 200m medley. Sua participação na estréia visa "quebrar o gelo", ou seja, participar de uma disputa antes da sua principal, que são os 400m medley, no último dia de competição.

Uma piscina que ajuda muito - Se os resultados dos astros da natação mundial não forem bons em Barcelona, não será por culpa da piscina no Palau Sant Jordi. Montada com tecnologia de ponta sobre a quadra coberta, ela flutua sobre suportes especiais e tem a capacidade para 2,5 milhões de litros de água. Os atletas não sofrem com "marolas", qualidade ou temperatura da água.

Por dentro das regras - Os tempos que os atletas brasileiros terão que alcançar para ir a Atenas são os índices A estabelecidos pela Federação Internacional de Natação - FINA. A entidade elabora duas listas de marcas: A e B. Os tempos da lista A são os mais fortes, que dão direito ao país de inscrever até dois atletas por prova. As marcas B são as mais fracas, com as quais a equipe só pode inscrever um atleta por prova. Os índices para as Olimpíadas de Atenas podem ser encontrados neste site.

Fonte: Site da CBDA e NETVASCO




Comente esta notícia em nosso Forum

Comente esta notícia em nosso Chat

Envie esta notícia para um amigo



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique