.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


Netvasco - 15/06 - 21:26 - Atletismo: Vasco fica em 5º no Troféu Brasil

Edson Luciano Ribeiro foi o grande nome do último dia do Troféu Brasil CAIXA de Atletismo, encerrado neste domingo, dia 15, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. Ele venceu os 100m com 10.20 e fez os índices para o Campeonato Mundial de Paris (10.20) e para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (10.21), ambas as competições marcadas para agosto próximo. Também fez índice para o PAN nos 100m Jarbas Mascarenhas Júnior, segundo colocado com 10.21. Por equipes, a BM&F foi a campeã pelo segundo ano consecutivo, com 746 pontos.

Edson Luciano (Unoeste Brasil Telecom), de 30 anos, tinha muito o que festejar, além do título brasileiro e dos índices. Ele está em recuperação de um forte resfriado e ficou preocupado com o tempo nublado do domingo cedo. "Pedi a Deus que me ajudasse", disse Edson. "Já tinha feito a minha parte, treinado duro. Estava pronto para vencer a prova com um tempo muito bom. Mas não sabia que conseguiria marcar 10.20", completou.

O velocista acha que está pronto para representar o Brasil nos 100m no PAN e até melhorar seu tempo - seu recorde pessoal é 10.14, de 1998. "Quero chegar à final e lutar por uma medalha no PAN e quem sabe chegar entre os oito primeiros no Mundial", afirmou Edson. "E tenho certeza que podemos fazer uma equipe forte no revezamento 4 x 100m", completou o atleta.

Jarbas Mascarenhas (BM&F) também estava muito feliz com os 10.21 e o segundo lugar no Troféu Brasil. "Sempre conseguia bons resultados quando juvenil. Depois dos 20 anos, no entanto, não conseguia baixar dos 10.40", lembrou Jarbas. "Este ano, vim treinar em São Paulo com o Nakaia (Katsuhico Nakaia) e melhorei seguidamente minhas marcas. Agora estou aí, entre os melhores do Brasil", disse.

Outro momento emocionante foi protagonizado por Eronildes Araújo (Unoeste Brasil Telecom), nos 400m com barreiras. Ele venceu os 400m com barreiras com 49.40 e chegou perto do índice para o PAN, que é 49.20. Aos 32 anos, ele ainda espera obter a qualificação para tentar um inédito tetracampeonato para o país nos Jogos Pan-Americanos. Ele venceu em Havana 1991, Mar Del Plata 1995 e Winnipeg 1999 e é um dos dois únicos brasileiros a conseguir o tri (o outro é Adhemar Ferreira da Silva).

No salto em altura, vitória de Jessé Farias de Lima (BM&F), com 2,27, mesma marca do segundo colocado, Fabrício Romero (Sogipa). Ambos igualaram o recorde brasileiro anterior, que já pertencia a eles, mesmo.

"Precisava fazer uma marca forte assim. Agora vou tentar de todas as formas ir ao PAN", disse Eron, que disputará o Campeonato sul-americano entre os próximos dias 20 e 22, em Barquisimeto, na Venezuela. "Estou confiante, mas se não for possível ir a Santo Domingo também não tenho motivo para reclamar. Já fiz muito e posso fazer muito coisa ainda", disse o barreirista, que conseguiu seu 13o título no Troféu Brasil.

A grande estrela da competição, a mais importante do calendário nacional, Maurren Maggi (BM&F), não decepcionou e venceu o salto em distância com 6,75, uma das melhores marcas do ano (ela é a líder mundial, com 7,06). A segunda colocada foi Keila da Silva Costa(Santos Dumont Olympikus), de 20 anos, com 6,52 e chegou a sete centímetros do índice do PAN.

Durante a competição, além de Edson Luciano e Jarbas Mascarenhas, também Osmar Barbosa dos Santos, com 1:45.35 na semifinal dos 800m no sábado, fez o índice para o PAN. Agora, já são 29 os atletas brasileiros qualificados.

Outros atletas importantes venceram suas provas: Elisângela Adriano (BM&F), 18,56 no arremesso do peso; Lucimar Teodoro (Unoeste Brasil Telecom), 56.28 nos 400m com barreiras; Luciana Mendes (BM&F), 2:03.31 nos 800m; Osmar Barbosa dos Santos (Pará Clube), 1:45.94 nos 800m; Lucimar Moura (BM&F), 11.57 nos 100m; Luiz Fernando da Silva (BM&F), 77,16 no lançamento do dardo.

No revezamento 4 x 400m feminino, vitória da Unoeste Brasil Telecom, formada por Aretusa Moreira, Lucimar Teodoro, Josiane Tito e Luciana França, com 3:31.37 (recorde do Troféu Brasil); no masculino, nova vitória da Unoeste, com 3:05.45 - correram Anderson Oliveira dos Santos, Eronildes Araújo, João Carlos Santos e Claudinei Quirino da Silva).

O título por equipes deste ano foi conquistado pela BM&F, de São Paulo, com 746 pontos. A Unoeste Brasil Telecom ficou em segundo lugar com 318; o Arpoador em terceiro com 169; Guaru em quarto com 118, Vasco da Gama em quinto com 113,5; Ulbra em sexto com 79; Assem em sétimo com 64; Brasil FC em oitavo com 44; Adeblu em nono com 31; Maringá em décimo com 29.

Viram a competição o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; o superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, Augusto Bandeira Vargas; e o presidente da BM&F, Manoel Felix Cintra Neto. O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, esteve no Ibirapuera no sábado à tarde.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, considerou esta edição como a melhor da história do Troféu Brasil. "Todos os nossos melhores atletas estiveram aqui. A pista nova, o Troféu Brasil novamente em São Paulo. Enfim, foi uma grande festa, com alto nível técnico", afirmou Gesta. "Alguns atletas, como o Edson Luciano e o Eron não só ganharam suas provas, mas venceram de forma emocionante, como há muito não se via. Eles venceram todas as dificuldades para superar antigas contusões e mostraram que continuam atletas de primeira linha", disse.

O Troféu Brasil CAIXA de Atletismo teve a participação de cerca de 700 atletas de 90 clubes de 16 estados e do Distrito Federação. A realização do evento foi da CBAt e da Federação Paulista de Ateltismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Governo do Estado de São Paulo, que reformou totalmente a pista, em convênio com a BM&F.

Fonte: Site da CBAt




Comente esta notícia em nosso Forum

Comente esta notícia em nosso Chat

Envie esta notícia para um amigo



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique