ESTREIA OFICIAL DO VASCO NO FUTEBOL COMPLETA 100 ANOS

Terça-feira, 03/05/2016 - 00:10

Nesta terça-feira, 3 de maio de 2016, completam-se 100 anos do primeiro jogo oficial de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama.

A partida histórica, válida pela primeira rodada do turno da 3ª divisão do Campeonato Carioca de 1916 da LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres), foi contra o Paladino F.C. (já extinto) e terminou com a derrota do Vasco por 10 a 1. Foi a goleada mais elástica sofrida pelo futebol vascaíno em todos os tempos.

O autor do primeiro gol oficial da história do Vasco foi Adão Antônio Brandão (foto), cuja atuação não se resumia ao futebol. Adão disputou e venceu provas de várias modalidades pelo Vasco. O tento foi marcado quando o Paladino já vencia o jogo por 8 a 0.

O Vasco formou em sua primeira partida oficial com Azevedo, Augusto e Sampaio; Barreto, Vitorino e Alemão; Adão, Oscar, Moraes, Oliveira e Oliveira II. O jogo foi disputado no campo do Botafogo, em General Severiano (onde o Vasco mandou seus compromissos naquele certame), e iniciado às 15 horas e 30 minutos. O árbitro foi Carlos Alberto Coelho. Na preliminar de segundos quadros (uma espécie de aspirantes da época), o Vasco também perdeu, mas só por 1 a 0.

Confira o relato do jogo histórico feito pelo jornalista José da Silva Rocha, o "Rochinha", que jogou pelos terceiros quadros do Vasco na década de 1920, presidiu o clube entre 1962 e 1963 e lançou, em 1975, o livro "Club de Regatas Vasco da Gama Histórico 1898-1923":

"A estréia a 3 de maio, feriado nacional, não chegou a constituir um desastre. A derrota era de se esperar. As equipes improvisadas e treinadas incipientemente defrontaram conjuntos vitoriosos nas temporadas anteriores experimentados em jogos oficiais. Não há dúvidas de que os números desconcertaram muitos sócios e alguns não esconderam o desânimo que deles se apossara. Afinal o clube campeão de remo mostrava-se fracassado no football. Não teria sido uma aventura capaz de abalar o prestígio da comunidade entrar assim nesse campo de atividades contra adversários tão experimentados?"

Um fato curioso a respeito da goleada é que o autor do gol vascaíno, Adão Antônio Brandão, foi, após o jogo, agredido por atletas de outros esportes do clube, indignados com o mau resultado na estreia cruzmaltina nos gramados. A História, entretanto, fez justiça ao pioneiro Adão, que posteriormente recebeu numerosas homenagens até seu falecimento em 1981.

Após o revés inicial contra o Paladino, o Vasco ainda amargaria mais sete derrotas seguidas até conseguir sua primeira vitória, no dia 29 de outubro de 1916, contra o River (clube que encerrou suas atividades no futebol mas que ainda participa de competições de futsal), em General Severiano. Em 1917, beneficiado por uma reorganização da liga, disputou a 2ª divisão. Foi somente seis anos mais tarde, em 1923, que o Vasco teve a chance de disputar a série principal, da qual se sagrou campeão.

Adão Antônio Brandão, autor do 1º gol do Vasco em jogos oficiais de futebol



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)


Em entrevista na década de 1950, Adão Antônio Brandão relembrou 1º jogo e o 1º gol da história do Vasco, que completam 100 anos; ouça

Numa entrevista na década de 1950, Adão Antônio Brandão, autor do primeiro gol do futebol do Vasco, no dia 3 de maio de 1916, portanto há exatamente 100 anos, relembrou o jogo (Vasco 1 x 10 Paladino) e o tento históricos. O áudio abaixo foi cedido pela família do atleta ao pesquisador vascaíno Mauro Prais. Adão faleceu em 1981. Para conhecer sua trajetória, clique aqui.

Ouça a entrevista de Adão Antônio Brandão clicando aqui.

Transcrição do áudio:

"Foi a 3 de maio de 1916. Campo do Botafogo. Adversário, Paladino Football Club. Isto é, na terceira divisão, já. Escore: 10 a 1. A minha posição, ponta-direita. E note-se, não era para acontecer um revés tão grande. A verdade é que nosso adversário era melhor, mas não tanto a ponto de arrasar. Mas assim mesmo, ainda consegui salvar a honra do clube. Mas o pior estava reservado para depois, quando chegamos ao clube, na Praia de Santa Luzia. Lá estava a Turma da Praia*. Foi um desastre. Não soubemos perder. Mimosearam-nos com laranjas, etc."

*A Turma da Praia era um grupo de sócios ligados ao remo que não viam com bons olhos a adesão do Vasco ao futebol.

Adão Antônio Brandão, autor do 1º gol do Vasco em jogos oficiais de futebol



Fonte: NETVASCO (texto), Site Mauro Prais (aúdio)



Os humilhados serão exaltados - 100 Anos da primeira partida oficial do futebol do Vasco

"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas
qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim" (Chico Xavier).

Na tarde do dia 03 de maio de 1916, no campo do Botafogo (General Severiano), quando o Vasco sofreu a sua pior derrota neste esporte, perdendo para o Paladino Football Club, justamente no seu jogo de estréia, poucos conseguiriam vislumbrar a possibilidade daquele gigante náutico se tornar uma potência futebolística. Em 2016, 100 anos depois da primeira partida oficial do CR Vasco da Gama, o Clube demonstrou a sua grandeza e consolidou-se como um dos maiores clubes que desenvolvem o futebol no mundo.

Após a institucionalização do futebol ocorrida em 26 de novembro de 1915, os dirigentes vascaínos trataram de se movimentar para estruturarem minimamente uma espinha dorsal no futebol para disputar a 3ª Divisão da Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA). A despeito de clubes que foram imediatamente alçados a primeira divisão da Liga Metropolitana por arranjos políticos, o Vasco teve que iniciar nas divisões de acesso e subir degrau a degrau para alcançar a elite do futebol carioca.

O início do futebol vascaíno foi de extrema dificuldade, requerendo luta e perseverança por parte dos vascaínos, que formaram as equipes por meio de jogadores vindos do Lusitânia e outros sócios que já praticavam o futebol na instituição. O Vasco adotou como área de treinamento o campo da Praia do Russel e para as disputas dos jogos oficiais alugou General Severiano, que pertencia ao Botafogo Football Club (atual Botafogo FR).

Antes do início do campeonato, o Vasco realizou alguns jogos-treino contra o Boqueirão do Passeio (2º Divisão), Cattete Football Club (2º Divisão) e do Parc Royal Foot-Ball Club (3ª Divisão). No 1º quadro, venceu apenas a equipe do Parc Royal, pelo placar de 2 a 1, no dia 23 de abril de 1916. Na estréia do campeonato, o 1º quadro vascaíno perdeu por 10 a 1 para o Paladino. No 2º quadro houve outra derrota, dessa vez com o placar mais enxuto, 1 a 0 para o rival. Confira a ficha técnica da partida prinicpal:

Competição: Campeonato Carioca – 3ª Divisão

Organizadora: Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA)

Data: 03 de maio de 1916

Local: General Severiano/RJ

Árbitro: Carlos Alberto Coelho

Equipes:

VASCO – Antonio Pereira d’ Azevedo, Frederico Einsenlveker, Alvaro de Araujo Sampaio, Victorino Rezende da Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Adão Antonio Brandão, Oscar Guimarães, Mario Moraes, Joaquim Ferreira d’ Oliveira e Manoel Ferreira d’ Oliveira;

PALADINO – Raul Borges, João Carvalho Borges Filho, Geraldino Pacheco, Grasilheiro Ferreira Nunes, Frederico Camões, Gonçalo de Vasconcellos, Attilio, Amynes, Luicolu Coimbra, Benedito Fernandes e Osvaldo Quitanilha

Gols:

VASCO – Adão Antonio Brandão

PALADINO - Desconhecidos

Apesar do doloroso início de caminhada, dirigentes vascaínos como Raul Campos, desde a institucionalização do futebol, tinham como meta elevar o Vasco ao patamar dos grandes do futebol, tal qual alcançara os melhores no remo. No ano de 1916, o Clube era o grande vencedor de campeonatos de remo do Rio de Janeiro, com 5 títulos (1905-1906; 1912-1913-1914). A chave para o sucesso vascaíno foi adotar uma política de seleção de jogadores a partir da qualidade técnica, desprezando quaisquer fatores relacionados à condição social ou racial.

Naquele mesmo ano, o Vasco procurou reforçar as equipes com alguns jogadores vindos do subúrbio carioca. Em 1917, com a reformulação dos estatutos da Liga, os clubes que disputaram a 3ª Divisão subiram para a 2º Divisão, dando lugar para novos clubes acessaram a entidade. No total, o Vasco permaneceria 7 anos em divisões/série de acesso, até que em 1923 disputou a Série A da 1ª Divisão e foi campeão.

O tempo passou...o futebol vascaíno só fez crescer, conquistando títulos regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, o Vasco ostenta 23 Campeonatos Cariocas (5 são invictos), 4 Campeonatos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000) e 2 Campeonatos Continentais (1948 e 1998). Por ironia do destino, de todas as equipes que disputaram aquele campeonato de 1916, somente o Vasco existe na contemporaneidade. Podemos dizer que no futebol é a "arena" na qual o Vasco demonstra no seu maior expoente a fibra vascaína e a vontade de vencer os obstáculos, suplantar os rivais mais vorazes e construir-se como digno campeão.



"O maior dos Expressos" – Vasco, Campeão Carioca Invicto (20 jogos, 18 vitórias e 2 empates). Partida válida pelo 2º Turno do Campeonato Carioca (Estadual) de 1949. O Vasco venceu o Botafogo/RJ pelo placar de 2x1, sagrando-se campeão de forma invicta. Na fotografia observa-se a equipe do Vasco em formação, da esquerda para a direita: a mascote, Barbosa, Ipojucan, Ely, Danilo, Heleno, Ademir, Alfredo II, Wilson, Augusto, Maneca, Chico e o massagista Mário Américo.

Texto: Walmer Peres (Historiador)
Vice-Presidência de Relações Especializadas
Divisão: Centro de Memória

Fonte: Site oficial do Vasco