Remo: Vasco promoveu campanha de combate à hipertensão no último sábado na Lagoa

Segunda-feira, 02/05/2016 - 23:32
comentário(s)

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Vasco promoveu em sua sede náutica uma atividade gratuita e aberta ao público na manhã do último sábado, dia 30. O evento contou com a presença de técnicos de enfermagem disponíveis para aferir a pressão, além de uma equipe do próprio clube que teve a missão de conscientizar o público sobre os benefícios do esporte para prevenir e controlar os problemas causados pela hipertensão.

A hipertensão arterial ou pressão alta é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, sendo geralmente acompanhada por fatores como obesidade e demais alterações do metabolismo e favorecendo a existência de uma série de outras doenças. Hoje, a síndrome atinge cerca de 20% da população brasileira e 50% de quem apresenta quadro de obesidade, sendo a principal causa de morte no mundo. Em geral, a hipertensão ocorre quando nossas artérias perdem a capacidade de contrair e dilatar ou quando o volume de sangue se torna muito alto e exige uma velocidade maior de circulação. A hipertensão é uma das principais causas de morte no mundo.

A diretora do remo do Vasco, a advogada e atleta Gracilia Portela, ressaltou a importância de informar a população sobre os benefícios do exercício físico no combate à hipertensão, tendo influência significativa no tratamento: "O remo é considerado um dos esportes mais completos pois, além de queimar 600 calorias por hora – auxiliando, portanto, a combater também a obesidade –, trabalha diversos músculos, melhora a postura, alivia o estresse, aumenta massa muscular e oferece baixo risco de lesões".

Fonte: Site oficial do Vasco