Basquete Base: Vasco é tricampeão do Circuito Estadual Pré-Mirim

Domingo, 27/07/2014 - 22:35
comentário(s)

O Club de Regatas Vasco da Gama foi consagrado campeão do Circuito Estadual de Basquetebol – Pré-Mirim 2014, o Campeonato Estadual da categoria. Como o próprio nome já diz, a competição era disputada em circuitos, porém, nesta temporada só ocorreram dois, com o Vasco jogando quatro partidas.

O campeonato foi paralisado, devido à uma polêmica em relação as idades dos atletas que jogavam a competição, o que ficava em aberto no regulamento, pois não especificava se atletas com 12 anos já completados poderiam jogar ou não. Em um bate-papo exclusivo com o blog CRVG – Em Todos os Esportes, o treinador David Gaglianone explicou todo o imbróglio:

- O que houve foi o seguinte, teve um pequeno erro no regulamento da Federação, que não dizia o ano de nascimento de cada atleta. Isso ficava aberto no regulamento e dava brecha para atletas que já são mirim, jogar no pré-mirim. Teve uma reunião com os técnicos e foi decidido que isso não é o correto. O correto agora é, o garoto tem que fazer 12 anos no decorrer do ano, esse ano é um garoto que nasceu de 2002 para frente. Foi acordado isso, a Federação preferiu dar um ponto final no Circuito Pré-Mirim e abrir outro torneio, chamado Torneio Aberto Sub-12, que é justamente para agora ficar claro que o garoto tem que ter 12 anos para baixo – explicou.

Com o campeonato encerrado, o Vasco foi declarado, juntamente com o Flamengo (ambos por estarem divididos na liderança), campeão do Circuito Pré-Mirim de Basquetebol. Ou seja, o time de São Januário conquistou o tricampeonato seguido da competição, já que também foi o grande vencedor nas temporadas de 2012 e 2013.

Porém, este brilhante fato não é inédito. As outras três vezes que equipes pré-mirim de basquete do Vasco também se tornaram campeã Estadual, foram em sequência, nos anos dourados de 1998, 1999 e 2000. Sobretudo, vale ressaltar a diferença da situação do clube. Enquanto no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Vasco vivia momentos de glória em praticamente todas as modalidades, os tempos atuais são de enormes desafios a serem superados por todos os esportes que sobrevivem dentro do clube.

Na conquista de 2012, o pré-mirim vascaíno quebrou um jejum de 5 anos sem título em qualquer categoria do basquetebol, e seguiu sendo a única vencedora até este ano de 2014, quando a equipe adulta (que retornou após 7 anos), conquistou o Torneio Carioca.

Treinador das três conquistas, David Gaglianone também falou sobre esse belo momento e da história que vem escrevendo dentro do Vasco da Gama, ele que também já foi jogador das categorias de base do clube no início dos anos 2000:

- Eu fiz parte dos três títulos, ralei nos três e já estava ralando há uns dois anos no Vasco. Não só eu, mas como o Cássio Santos, o Tadeu Leonardo, que está aqui com a gente. É bom, é algo que eu não sei já aconteceu na história do clube, mas é legal você ficar na história assim dessa forma. É bom para mim também profissionalmente, que estou só no começo, e é bom para os garotos, que gostam da bagunça e que vão ficar na história do clube. Tem garotos, assim como eu, fez parte dos três títulos, e digo mais, os garotos que fizeram parte do primeiro título, também tem sua parcela na conquista desse ano. O importante agora é brigar pelo título do Aberto Sub-12.

E o Torneio Aberto Sub-12 teve seu início hoje, mas antes dele, os atletas campeões, junto com a comissão técnica e todos os envolvidos nessa conquista do Vasco, foram homenageados e premiados com as medalhas e troféu de campeão. O próprio treinador David fez questão de entregar as medalhas aos seus comandados, e o troféu, que foi erguido pelo capitão da equipe João Pedro, que inclusive, foi um dos jogadores que fez parte das três conquistas.







Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes